USO E APLICAÇÃO

Altas temperaturas fazem com que produtores apliquem defensivos a noite


As altas temperaturas no Estado de São Paulo tem feito com que muitos produtores optassem pela pulverização de defensivos agrícolas a noite, para garantir que os ativos sejam absorvidos de modo mais eficiente pelas plantas.

De acordo com o calendário de plantio, nos meses de dezembro 2023 e janeiro de 2024 os agricultores devem estar realizando o manejo para defesas de algumas culturas contra pragas, doenças e danos causados pelo calor. Segundo o consultor agrícola Joaquim Ortiz, nesse período as temperaturas do solo chegam a 50ºC.

O especialista explica que, em momentos de temperaturas muito elevadas o estômato das plantas (uma estrutura que atua em trocas gasosas, transpiração e absorção) se fecha, fazendo com que o insumo aplicado tenha uma menor eficácia, devido a menor absorção e pode causar fitotoxicidade. Com as temperaturas mais baixas a noite, o estômato se abre e pode aumentar a ação dos defensivos.

De maneira geral, o intervalo de aplicação noturna fica entre as 19h e 01h. Esse horário é organizado em relação ao surgimento do orvalho, que auxilia indiretamente na absorção dos defensivos já que, ao se formar nas folhas, ajuda a conservar e a espelhar o ativo.

Mesmo em dias em que não há chuva, a noite propicia uma maior umidade, menos rajadas de ventos e temperaturas mais amenas, condições que favorecem para uma maior eficiência da aplicação. Ademais, as aplicações noturnas podem ter melhor eficácia no controle de algumas pragas que podem se “esconder” durante o dia.

 

Fonte: Globo Rural, publicado em 03/01/2024

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close