USO E APLICAÇÃO

Antracnose é responsável por perdas de até 20% na produtividade de soja


A antracnose, causada pelo fungo Colletotrichum truncatum, é uma doença presente em grande parte das safras em locais tropicais nos últimos tempos. Essa doença tende a afetar a fase final: quando inicia-se a formação de vagens.

A doença é favorecida principalmente pelas condições de elevadas precipitações e altas temperaturas. As sementes infectadas podem ser a origem da doença na lavoura. O principal efeito é na redução do rendimento, por estar relacionada à infecção das vagens.

Quando utilizadas para a semeadura da soja, são elas que dão origem a plântulas infectadas que podem morrer durante a germinação ou germinar com necrose, provocando o tombamento da plântula e reduzindo o estande de plantas, auxiliada pelo vento e chuva. Pode causar perdas que variam entre 10% e 20% da produtividade.

Os sintomas são: as vagens infectadas adquirem coloração castanho-escura a preta e ficam retorcidas nas vagens com granação, as lesões começam por estrias de anasarca e evoluem para manchas negras.

O controle da antracnose é feito com o uso de fungicidas registrados para o controle, para a parte aérea da soja, atuando de forma preventiva. O plantio direto se baseia na  cobertura do solo com resíduos culturais (palhada), a eliminação de plantas daninhas e hospedeiras do fungo seja na safra ou entressafra exerce papel fundamental na redução da incidência da antracnose em soja.

 

Fonte: Agro link, 01/08/2022

Fonte da Imagem: Pixabay

 

Tags

Notícias Relacionadas

Close