USO E APLICAÇÃO

Cigarrinha do milho leva governo a monitorar lavouras em todo país


A cigarrinha tem sido preocupação constante de produtores de milho e pesquisadores. O inseto, causador da doença chamada de enfezamento, vem atacando lavouras do cereal há pelo menos oito safras.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) iniciou neste mês o monitoramento da principal doença que vem atacando as lavouras. Em nota, o Mapa diz que, neste ano, promoveu ajustes no protocolo de monitoramento, encaminhado às Superintendências Federais de Agricultura e às Agências Estaduais de Defesa Agropecuária dos principais estados produtores de milho do país. Entre as orientações, encontra-se a relação das informações que necessariamente devem ser registradas durante os monitoramentos tais como coordenadas geográficas, fase de desenvolvimento da cultura, práticas de manejo utilizadas para controle da cigarrinha e os enfezamentos, níveis de danos, entre outras.

Como em 2021, a amostragem para diagnosticar as áreas atingidas será realizada em duas etapas, começando pela coleta do inseto vetor, caso sejam detectados no momento do monitoramento, e, posteriormente, de folhas de milho, independentemente de as plantas apresentarem ou não sintomas.

Fonte: Globo Rural, 24/03/2022
Fonte da imagem: Pixabay
Tags

Notícias Relacionadas

Close