USO E APLICAÇÃO
Costa Rica proibe o uso profissional e industrial do inseticida fipronil
O inseticida Fipronil está proibido na Costa Rica desde 11 de novembro, para uso profissional ou industrial. O ato foi estipulado no Decreto Executivo nº 43767-S-MINAE publicado no Diário Oficial La Gaceta.
Decreto: “proibição de registro, importação, fabricação, formulação, armazenamento, distribuição, transporte, reembalagem, reembalagem, manipulação, mistura, comercialização e uso ativo do princípio ativo de grau técnico Fipronil para formulações em defensivos de uso profissional ou industrial…”, indica o Decreto Executivo.
O decreto estabelece prazo improrrogável de seis meses, contados da publicação no Diário Oficial, para esgotar seus estoques no mercado nacional. “Após esse período, o Ministério da Saúde procederá ao cancelamento de todos esses registros”, acrescenta o texto.
No entanto, a proibição de uso profissional ou industrial estará relacionada a aplicação desse produto pelas empresas em instalações físicas, e não no meio ambiente, como práticas agrícolas, segundo Henry Picado, porta-voz da Federação Ecologista.
O fipronil é proibido em mais de 30 países em todo o mundo, incluindo os da União Europeia, por ser considerado altamente perigoso.
Fonte: La Republica, 16/11/2022
Fonte da Imagem: Pixabay