USO E APLICAÇÃO

Cuidados especiais com pragas nos pomares


Fundamentalmente, nas culturas de frutas, o produtor deve manter um monitoramento constante. As frutas são um tipo de cultura sensível à pragas. Um grande problema enfrentado pelos fruticultores são as moscas.

Existem várias espécies de moscas-das-frutas. O engenheiro agrônomo Luiz Flávio Ramos, consultor técnico do Senar do oeste baiano, afirma que o ideal é fazer um monitoramento bem regrado no pomar. Para identificar a espécie, de forma a realizar um tratamento mais adequado, é de suma importância criar armadilhas. Uma armadilha bem comum é feita com uma garrafa com solução à base de açúcar que atrai o inseto. Este tipo de armadilha já serve para a identificação e o controle da praga, pois os insetos ficam presos e morrem.

Também é muito importante manter um cuidado especial quanto aos frutos que naturalmente acabam caindo. Estes acabam atraindo mais moscas, que depositam seus ovos e se multiplicam dentro do pomar. Dessa forma, embora as frutas que caem virem adubo naturalmente, é uma porta para a replicação de insetos.

No caso de infestações muito agressivas de insetos, pode ser necessário o controle químico da praga, com defensivos que devem ser selecionados de acordo com a necessidade do pomar, sempre sob análise de um engenheiro agrônomo.

 

Fonte: Canal Rural, 28 de Maio de 2023.

Fonte da Imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close