USO E APLICAÇÃO

Ervas daninhas podem desenvolver resistência à defensivos


A melhor forma de evitar a resistência das ervas daninhas aos herbicidas é variar os produtos químicos cada ano. É o que afirma uma pesquisa da Teagasc, na Irlanda.
Foi realizada uma pesquisa observando o desafio das ervas daninhas nas fazendas irlandesas durante o ano de 2020/2021. O estudo incluiu 62 produtores com lavoura arada e 41 com lavoura sem inversão das principais áreas de lavoura.

A espécie Bromus foi identificada em 62% das empresas pesquisadas. Em 56% das fazendas participantes, a aveia selvagem da primavera foi a erva daninha mais prevalente. 8% dos bromus analisados eram resistentes a defensivos do tipo acetolactato sintase (ALS), que normalmente seriam usados para controle. 10% das populações de aveia selvagem amostradas eram resistentes aos tipos de herbicida Acetil coA Carboxilase (ACCase) comumente usados.

As ervas azevém e capim-preto foram encontradas em menos fazendas. No entanto, a proporção dessas plantas daninhas com maiores riscos de resistência foi muito maior, em relação a outras gramíneas – 56% no caso do azevém e 43% no caso do capim-preto, resistente aos herbicidas ACCase e/ou ALS.

A pesquisa também confirmou que 85% dos produtores que usam lavoura sem inversão usaram a rotação de culturas, em comparação com cerca de 56% daqueles que araram. O uso de defensivos foi semelhante em ambos os sistemas.

No entanto, apesar da maior adoção de práticas de manejo integrado de ervas daninhas (IWM), as fazendas de cultivo sem inversão tiveram populações significativamente maiores de bromos e azevém, em comparação com as fazendas que aravam.

Concluindo, os resultados indicam que o desafio das ervas daninhas está aumentando. Especificamente, há casos crescentes de resistência do capim preto e azevém a herbicidas que estão sendo usados na Irlanda. Além disso, a aparente velocidade com que a resistência está se desenvolvendo em ambas as espécies representa uma ameaça significativa à produção agrícola. A lavoura sem inversão, particularmente quando combinada com a semeadura precoce, aumenta ainda mais a ameaça de ervas daninhas. Como consequência, há uma necessidade de desenvolver táticas eficazes de controle não químico de ervas daninhas para garantir que os defensivos existentes continuem eficazes.

 

Fonte: Agriland, 24 de Maio de 2023

Fonte da Imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close