USO E APLICAÇÃO

Estado do Paraná investe em pesquisa para combater cigarrinha-do-milho


O estado do Paraná vem investindo em pesquisa e informação para enfrentar a cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis), inseto que vem prejudicando as lavouras do milho no estado, transmitindo para as plantas doenças como enfezamento e viroses.

A Rede Complexo de Enfezamento do Milho (Rede CEM), formada por universidades estaduais, cooperativas, centros de pesquisa e instituições de governo, está fomentando iniciativas de manejo e controle da praga.

No final de abril, os integrantes da rede participaram do 1º Seminário da Rede Complexo de Enfezamento do Milho, em Londrina. Na ocasião, além da troca de experiências, foram apresentados os fundamentos da iniciativa e o escopo de 12 projetos de pesquisa que serão levados a campo por diferentes instituições estaduais, além de um décimo terceiro projeto complementar conduzido pela Embrapa Milho e Sorgo.

As 13 pesquisas estão divididas em três eixos temáticos:

• O primeiro engloba projetos voltados ao monitoramento da presença da cigarrinha, doenças que estão sendo disseminadas, as principais regiões afetadas e circunstâncias ambientais que permitem seu surgimento;
• O segundo grupo se debruça sobre os cultivares de milho com maior tolerância ao complexo de enfezamento, com três projetos alinhados a essa temática; e
• O terceiro envolve seis projetos que pretendem avaliar os melhores métodos de aplicação de defensivos químicos e biológicos e os produtos mais eficazes no combate à cigarrinha-do-milho. A Embrapa conduzirá um projeto nos eixos 2 e 3.

O objetivo é que as informações cheguem ao campo para o enfrentamento da cigarrinha-do-milho, que chega a provocar perdas de até 80% em algumas lavouras. É esperado que o Senar-PR promova treinamentos para levar as informações para o produtor rural.

Os ensaios de pesquisa com milho segunda safra, plantados neste início de ano, já estão instalados em seis locais do estado. Esses experimentos, relacionados aos eixos 2 e 3 da Rede CEM, devem começar a divulgar em breve resultados referentes a esta primeira safra de acompanhamento.

Fonte: Canal Rural, 17 de junho de 2023

Fonte da Imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close