USO E APLICAÇÃO

Estudo do CABI quer prever a presença da lagarta-do-cartucho


Um estudo liderado pelo CABI desenvolveu os primeiros modelos de previsão visando os estágios larvais da lagarta-do-cartucho usando dados de observação da Terra em tempo real e ocorrência de pragas no campo de um agricultor, os modelos ajudarão na luta contra a praga devastadora da lagarta-do-cartucho (LFM) , que se estima que só na África cause perdas anuais de rendimento de US$ 9,4 bilhões.

Uma nova pesquisa conduzida por uma equipe internacional, liderada pela pesquisadora Alyssa Lowry, demonstrou como os modelos desenvolvidos para as populações de larvas da LFM na África podem ajudar os pequenos agricultores a prever com mais precisão o melhor momento para fazer uma intervenção de manejo em suas plantações para evitar danos. A praga (Spodoptera frugiperda) favorece o milho, mas também pode afetar mais de 100 outras espécies de plantas.

O controle efetivo deve ser realizado em um estágio inicial do ciclo de cultivo, quando as larvas podem ser difíceis de detectar. A janela de tempo em que as larvas em estágio inicial podem ser controladas é bastante ampla, e os modelos ajudam a definir a janela quando uma intervenção pode ser feita se a praga estiver presente ou quando as atividades de monitoramento e reconhecimento seriam ideais.

A nova modelagem da emergência agora permite que alertas sejam enviados aos agricultores antes de uma intervenção/tempo de observação, permitindo que os agricultores tomem medidas preventivas como parte de seu programa integrado.

Lowry acrescenta que “os modelos não exigem que os agricultores estimem diretamente os limites de ação e podem ser facilmente melhorados no futuro quando os dados sobre os limites de ação estiverem disponíveis para a África. Como o resultado desses modelos é um momento de ação, eles podem ser usados em conjunto com uma variedade de métodos de controle, como biopesticidas ou defensivos químicos.”

 

Fonte: AgroLink, 07/04/2022

Fonte da Imagem: Pexels

 

Tags

Notícias Relacionadas

Close