USO E APLICAÇÃO

Estudo mostra que formigas ajudam a reduzir o uso de pesticidas


Uma investigação internacional sugere que as formigas podem ser mais eficazes que os pesticidas na produção de alimentos, uma vez que são melhores a matar pestes, reduzir os danos nas plantas e aumentar o rendimento das colheitas.

A primeira revisão sistemática da contribuição das formigas para a produção de colheitas analisou 17 colheitas, entre elas citrinos, manga, maçã e soja, em países como Estados Unidos da América, Austrália, Reino Unido e Brasil.

“Em geral, com uma gestão adequada, as formigas podem ser controladores úteis de pragas e aumentar o rendimento das colheitas ao longo do tempo. Algumas espécies têm uma eficácia semelhante ou superior aos pesticidas, a custos mais baixos”, escreveram os investigadores no artigo publicado na revista científica Proceedings of Royal Society B.

O trabalho analisou a maioria das espécies de insetos que são consideradas pragas em todo o mundo, abrangendo 30 espécies em 52 estudos. Os resultados apontam fortemente que as formigas foram as responsáveis pelas alterações observadas.

 

Fonte: Vida Rural, 18/08/2022

 Fonte da Imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close