USO E APLICAÇÃO

Índia deve receber programa brasileiro de capacitação


A coordenação do programa brasileiro ‘Aplique Bem’ está planejando levar à Índia as suas ações de sustentabilidade agroambiental. No Brasil cerca de 75 mil agricultores são beneficiados em mais de mil municípios. Além disso, o programa já investiu R$ 2 milhões anuais.

O programa teve origem numa parceria público-privada concebida pelo Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, localizado na cidade de Jundiaí. “Nasceu de uma conexão de propósitos entre o CEA-IAC e a companhia UPL”, resume Hamilton Ramos, pesquisador do IAC e um especialista de renome mundial em agroquímicos e defensivos biológicos. “O foco é reduzir o déficit de mão de obra qualificada no campo. Dados oficiais mostram que mais de 60% dos aplicadores de agroquímicos brasileiros jamais receberam treinamentos ou capacitação para essa atividade”, reforça Ramos.

O programa afirma que tem por objetivo qualificar pequenos e médios produtores ao manejo seguro de agroquímicos ou defensivos agrícolas. “São pilares centrais do programa a proteção de cultivos, do meio ambiente e do trabalho rural. Sem gerar nenhum gasto ao agricultor, o Aplique Bem movimenta, o ano todo, uma equipe de agrônomos e uma frota de laboratórios móveis rumo a pequenas e médias propriedades brasileiras”, reforça o ‘Aplique Bem’, por meio de assessoria de imprensa.

No Brasil, complementa Ramos, dados do IBGE dão conta de que entre 25 milhões e 30 milhões de pessoas trabalham no agronegócio. Destes, diz o pesquisador, em torno de 5 milhões seriam analfabetos, ao passo que outros 12 milhões atuariam como trabalhadores temporários. “Além disso, sabemos que 85% dos trabalhadores rurais se concentram nas pequenas propriedades. O programa está ancorado nesse cenário”, justifica.

 

Fonte: Agrolink -Leonardo Gottems, 14/03/2023

Fonte da Imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close