USO E APLICAÇÃO

Manejo inadequado de fungicidas pode derrubar produtividade em até 20 sacas por hectare


Visando garantir a janela ideal para a segunda safra de milho, agricultores apostam cada vez mais no uso de cultivares precoces de soja. Pesquisadores alertam, no entanto, que a estratégia exige atenção redobrada com o uso de fungicidas, uma vez que utilizado de forma inadequada pode derrubar produtividade em até 20 sacas por hectare.

Manejo incorreto na soja favorece doenças

O manejo incorreto pode favorecer o aumento de patógenos e doenças fúngicas que podem causar perdas significativas na produtividade da lavoura de soja, como Septória, Antracnose, Mancha-alvo e Cercóspora. O alerta também vale para os ingredientes ativos de baixa performance oferecidos no mercado.

“São as principais doenças. E podem tirar, no mínimo, em torno de 10 a 20 sacas [produtividade]. Logicamente que isso variando de ano para ano. Nenhuma safra é igual a outra”, destaca o pesquisador da Fitolab, Eder Novaes Moreira.

Pesquisa de princípios ativos é essencial

A recomendação ao agricultor é pesquisar os princípios ativos antes de adquirir os produtos para o manejo da soja.

“A quantidade de ingrediente ativo que ele está comprando é o primeiro ponto. Qual é o ativo que está comprando e em terceiro quem está vindo de carona dentro do galão”, orienta Moreira.

 

Fonte: Canal Rural, 06/10/2022

Fonte da Imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close