USO E APLICAÇÃO

MAPA lança nova especificação para controle da Anastrepha fraterculus


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Brasil lançou uma nova especificação de referência, “ER 48”, que visa monitorar e controlar um alvo biológico, a “Mosca da América do Sul” ( Anastrepha fraterculus ).

O ER 48 estabelece as especificações e garantias mínimas para o registro de produtos fitossanitários à base de proteína hidrolisada, originada da mucosa intestinal de suínos. É um ingrediente ativo único usado neste tipo de regulamento.

A publicação da ER 48 amplia o número de especificações que abrangem os semioquímicos contidos em armadilhas para atração de insetos, cujo uso para monitoramento e controle depende de diversos fatores, como a concentração do princípio ativo e o número de armadilhas distribuídas no pomar.

Anastrepha fraterculus é uma mosca da fruta sujeita a restrições de quarentena impostas por outros países. O manejo bem-sucedido dessa espécie pode abrir novos mercados para frutas nacionais e colocar o Brasil em posições superiores no ranking de exportação.

Além do ER 48, o MAPA republicou os ER 8 e 20, que passaram a ter mais ingredientes em suas composições, facilitando o registro de produtos com dois tipos de formulações, pó molhável e suspensão concentrada.

No ER 8, baseado no agente microbiológico Trichoderma stromaticum (isolado CEPLAC 3550), a republicação inclui açúcar, água e extrato de malte na lista de substâncias disponíveis, que antes consistia apenas em grãos de arroz esterilizados.

Espera-se que nos próximos meses os produtores tenham acesso ao primeiro produto fitossanitário aprovado para uso na agricultura orgânica, registrado no ER 8 para o controle da “vassoura de bruxa” em cacau (Moniliophthora perniciosa = Crinipellis perniciosa).

O manejo bem-sucedido desse fungo, considerado um dos grandes problemas que afetam a safra, é estratégico para alavancar a produção nacional de cacau, que deve crescer 60 mil toneladas em quatro anos, segundo estimativa da Comissão Executiva do Plano Safra do Cacau (Ceplac).

O ER 20, que abrange o uso do Baculovirus Spodoptera frugiperda (SfMNPV – Spodoptera frugiperda nucleopolyhedrovirus múltiplo) para o controle da lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), testemunhou a adição de água e glicerina à sua lista de ingredientes. Os dois produtos já registrados nesta ER, bem como as aplicações atualmente em análise, são para formulações de pó molhável.

Ao nível da utilização de suspensões concentradas, a tendência é de aumento do número de pedidos de registo, uma vez que, como todas as especificações de baculovírus, o ER 20 também é amplamente acessível e pode suportar o registo de vários produtos por diferentes empresas.

Fonte: Leonardo Gottems – Agropages, 17/06/2021

Fonte da Imagem: Imagem de Arek Socha por Pixabay.

Tags

Notícias Relacionadas

Close