USO E APLICAÇÃO

Papel dos refúgios na resistência das pragas


O pesquisador Décio Luiz Gazzoni, membro do Conselho Científico Agro Sustentável, escreveu um artigo sobre uso de refúgios para evitar a resistência de pragas aos inseticidas. De acordo com ele, existe uma equivalência entre desenvolvimento de resistência de insetos a inseticidas e de plantas a herbicidas, ou a insetos.

“No estudo acima, a migração é o efeito de um refúgio, com intercâmbio genético entre espécimes com algum grau de resistência, e outras que não sofreram seleção para esta característica. Assim, o refúgio, como uma tática de sucesso no manejo de resistência, antecede o surgimento de variedades transgênicas. Nesse texto usaremos o termo variedade embora para algumas culturas, como a soja, o termo correto seja cultivar e para outras, como o milho, um híbrido”, comenta.

Para evitar perdas, o refúgio pode ser a melhor solução. “Melhor tanto do ponto de vista técnico quanto financeiro, ambiental e mesmo da estabilidade produtiva do país. Existem inúmeros exemplos recentes de identificação de resistência de insetos-pragas às variedades desenvolvidas para seu controle, bem como de plantas invasoras ao herbicida de ação total, usado em conjunção com variedades resistentes ao herbicida. Pragas resistentes às variedades transgênicas são sinônimo de maior custo de produção para o agricultor, logo menor margem”, indica.

“No caso de insetos-pragas, houve o desenvolvimento de resistência a algumas proteínas de Bacillus thuringiensis expressas em variedades, como a Cry1F e a Cry1Ac. Espécies de buva, amendoim-bravo, azevém, caruru-palmeri, caruru-gigante, capim-branco, capim-pé-de-galinha e capim-amargoso são exemplos de plantas invasoras que apresentam resistência ao glifosato. O objetivo do presente artigo é apresentar ao agricultor um panorama dos problemas causados pelo desenvolvimento de resistência às variedades resistentes a insetos ou a herbicidas. Não é nossa intenção orientar, em pormenores, o uso de refúgio, mas ressaltar sua importância transcendental para o agricultor e para a agricultura brasileira”, conclui.

 

Fonte: Agrolink – Leonardo Gottems, 11/04/2023

Fonte da Imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close