USO E APLICAÇÃO

Plantas OGMs liberam feromônios para combater pragas


Uma equipe de pesquisadores do Conselho Superior de Pesquisa Científica (CSIC) e da Universidade Politécnica de Valência (UPV) desenvolveu, em laboratório, plantas geneticamente modificadas capazes de produzir e liberar feromônios sexuais de insetos para lidar com pragas que afetam plantas herbáceas e semelhantes. Seus resultados foram publicados na revista BioDesign Research.

Em seu estudo, os pesquisadores do CSIC e da UPV trabalharam com Nicotiana benthamiana como planta modelo, que eles modificaram geneticamente para codificar compostos voláteis como os feromônios da mariposa, convertendo-os assim em biofábricas de feromônios.

“A bioprodução de feromônios sexuais de insetos à base de plantas é uma estratégia inovadora e sustentável para o controle de pragas na agricultura. Neste estudo, desenvolvemos plantas transgênicas que produzem dois componentes voláteis presentes em muitas misturas de feromônios sexuais de lepidópteros. Mas, além de produzi-los, podem liberá-los na atmosfera, o que significa que futuramente poderão ser usados em técnicas de controle de pragas como confusão sexual em machos de pragas ou estratégias como  puxar e puxar ”, explica Diego Orzáez, pesquisador do Instituto de Biologia Molecular e Celular de Plantas (UPV-CSIC).

Conforme explica Vicente Navarro, pesquisador do Centro de Ecologia Química Agrícola (CEQA) do Instituto Agroflorestal do Mediterrâneo da UPV, a confusão sexual ocorre quando há tanta concentração desses voláteis na atmosfera que a praga masculina tem dificuldade em encontrá-los. Isso evita ou retarda as cópulas e a reprodução da espécie, o que se traduz em uma redução gradativa da população e, portanto, em maior controle da praga.

Fonte: AgroLink – Leonardo Gottems, 12/11/2021

Fonte da Imagem: Foto de Lawrence Schaefer no Pexels

Tags

Notícias Relacionadas

Close