USO E APLICAÇÃO

Sistema de previsão do Fundecitrus gera economia de até 75%


Desenvolvido pelo Fundecitrus em parceria com a Esalq/USP e a Universidade da Flórida, o Sistema de previsão da podridão floral auxilia o citricultor no planejamento das ações de manejo, de forma a otimizar o controle da podridão floral. Também conhecida como “estrelinha”, esta é uma das mais importantes doenças fúngicas que afeta as flores de diferentes espécies e variedades de citros nas Américas.

As chuvas e os períodos de molhamento favorecem a doença. Por isso, é fundamental proteger os pomares com flores antes das chuvas. Para que o produtor fique atento a esses momentos, durante o período de ocorrência da doença, o sistema envia alertas diários e a previsão climática para os próximos dias dos municípios das cinco regiões do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo e Sudoeste de Minas Gerais.

Para emitir os alertas, o sistema de previsão define os riscos de ocorrência da doença com base em dados de temperatura e molhamento que estimam a germinação de esporos do fungo. Essas informações climáticas são provenientes das mais de 80 estações meteorológicas instaladas em diferentes propriedades por todo o cinturão citrícola, que enviam automaticamente os dados para o sistema.

A partir disso, os alertas de risco são encaminhados por e-mail e WhatsApp para os diferentes profissionais do setor citrícola. “O sistema tem ajudado os citricultores a planejar suas ações de controle da doença e a reduzir os custos em até 75%, o que otimiza o manejo e também reduz impactos ambientais”, explica o pesquisador do Fundecitrus Geraldo Silva Jr., responsável pelo sistema.

O sistema vem sendo ampliado desde o seu lançamento, em 2016, quando recebia dados de menos de 10 estações. Essa significante expansão tem ocorrido por meio da adesão de vários citricultores que adquiriram estações meteorológicas e as instalaram em suas propriedades e também com a constante busca do Fundecitrus por parceiros que possam fornecer, gratuitamente, dados para inclusão no sistema de previsão.

Atualizado no início deste ano, o sistema passou por melhorias que o tornaram ainda mais dinâmico e intuitivo. Os alertas de risco passaram a ser previstos para os próximos três dias e, além disso, o usuário passou a ter a opção de receber, via e-mail, os alertas apenas das estações instaladas em munícipios de seu interesse.

Dessa forma, o Sistema de previsão da podridão floral segue em crescimento e tem ganhado cada vez mais adeptos. “O envio dos alertas não somente pelo sistema, de forma automática, mas também pela equipe do Fundecitrus, tem sido essencial para ajudar os citricultores na tomada de decisão, pois dúvidas relacionadas com o controle da podridão floral podem ser sanadas de imediato. Portanto, o sistema tem trazido muitos benefícios para o citricultor e nós buscamos, a cada ano, fazer os alertas chegarem a mais pessoas, para que essa doença seja controlada de forma eficiente e sustentável em todo o parque citrícola”, diz Silva Jr.

Fonte: Grupo Cultivar, 16/07/21

Fonte da Imagem: Imagem de Hans Braxmeier por Pixabay.

Tags

Notícias Relacionadas

Close