NOVAS TECNOLOGIAS

Pesquisa aborda tecnologia inovadora no controle de patógenos na agricultura


Pesquisadores do Serviço de Pesquisa Agrícola (ARS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciaram que encontraram uma maneira inovadora de tratar patógenos (bactérias nocivas) e pragas em árvores cítricas, batata e tomate sem o uso de antibióticos.

Em colaboração com a Universidade da Flórida e a AUM LifeTech Inc., os pesquisadores descobriram que a molécula FANA ASO (oligonucleotídeo antisense), quando usada em solução aquosa, ataca a parte interna das células da praga e também reduz as bactérias nocivas que os insetos transmitem.

“Patógenos bacterianos foram direcionados apenas com antibióticos em plantações de frutas e animais de criação”, disse Wayne Hunter, ARS Research Entomologist no US Horticultural Research Laboratory em Fort Pierce, Flórida. “O uso bem-sucedido do FANA para direcionar esses patógenos em árvores cítricas, videiras e plantações de vegetais é uma virada de jogo. Ele transformou a forma como podemos gerenciar patógenos e pragas de plantas no futuro.”

As bactérias exibem certas características, como reprodução rápida ou revestimento protetor que as torna difíceis de serem tratadas com antibióticos. A FANA tem a capacidade de práticas de gestão mais fortes, visando insetos, bactérias e vírus por meio de vários métodos de entrega, tornando mais fácil a aplicação direta no solo e na zona da raiz de árvores cítricas, plantas em vasos ou como uma aplicação de spray tópico nas folhas de folhagem da planta.

“Ao contrário dos problemas anteriores que encontramos com tecnologias semelhantes, os vários métodos de entrega da FANA são muito eficazes”, disse Rodney Cooper, ARS Research Entomologist na Unidade de Pesquisa de Frutas e Vegetais Temperados em Wapato, WA. “Isso abre a porta para novas pesquisas para estender isso a outras variedades de frutas e vegetais.”

Fonte: Agropages, 15/07/21

Fonte da Imagem: Imagem de Konstantin Kolosov por Pixabay.

Tags

Notícias Relacionadas

Close