USO E APLICAÇÃO

Veja a importância do manejo de plantas daninhas


Nesta safra, desde o início do período chuvoso, as condições climáticas foram favoráveis ao desenvolvimento da cana-de-açúcar, especialmente até o fim do verão, em março de 2020, quando as chuvas se tornam mais esparsas. “Entre junho e agosto, temos um período de estiagem e temperaturas baixas nas principais regiões produtoras, como no Estado de São Paulo. Durante esta época, ou seja, no período que é mais conhecido como soca seca, é fundamental fazer o controle de plantas daninhas nos canaviais. Até porque com a evolução de tecnologias de herbicidas, já não é mais preciso esperar pelo período das chuvas para aplicação do produto”, explica Paulo Donadoni, gerente de marketing para Cana-de-açúcar da Bayer.

Como o ciclo e o período de colheita da cultura da cana é longo, concentrar as aplicações apenas no período chuvoso dificulta o manejo relacionado à matocompetição . Por isso, segundo o especialista, é recomendado que o controle seja realizado ao longo de toda a safra, de forma escalonada. “As plantas daninhas podem apresentar diversos fluxos de emergência ao longo do ano e, por isso, um tratamento com residual duradouro- que permaneçam uma média de 120 a 180 dias no solo, dependendo da época do ano, é essencial para o sucesso do controle sobre a matocompetição. Iniciar o manejo no período seco, durante a soca seca, poderá reduzir a matocompetição e as perdas em produtividade”, explica Donadoni.

Diversas espécies de plantas daninhas podem crescer e gerar perdas de até 80% na rentabilidade do cultivo, dependendo do nível de infestação. As braquiárias e capim colonião, por exemplo, possuem grande importância e respondem por aproximadamente 53% e 37% das indicações de controle, respectivamente. “Conhecer o histórico de ocorrência de plantas daninhas é a premissa básica antes de aplicar qualquer herbicida na cana-de-açúcar. É necessário identificar quais espécies estão presentes, o tipo de solo e a época de aplicação do tratamento herbicida, além da qualidade e das ferramentas envolvidas na tecnologia de aplicação para que o controle seja eficaz”, completa Paulo.

Diante deste cenário, a Bayer lançou, em 2019, o herbicida Provence Total®, uma união dos principais produtos herbicidas da companhia para cana-de-açúcar – Alion® (Indaziflam) e Provence® (Isoxaflutole) -, próprio para aplicações em áreas de soca do tipo seca, semisseca e semi-úmida. Este produto contribui significativamente para a redução da matocompetição frente às espécies que mais atacam a cultura, sendo efetivo nas plantas daninhas de folhas estreitas e folhas largas, como Leiteiro, Marmelada, Picão Preto e Colonião, devido a sua formulação moderna, com dois ativos.

“Na cana-de-açúcar, quanto maior o tempo de convivência destas invasoras com a cultura, maior será o impacto causado. O impacto varia frente a época de corte e ciclo de cultivo da cultura, mas é devastador para a rentabilidade do produtor, pois onde tem mato não tem cana.”, conclui Paulo.

Fonte: Agrolink, 14/08/2020

Fonte da imagem: Imagem de João Lima por Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close