FORMULADOS

Ferramenta de nanotecnologia de cobre ‘Kypros’ é lançada no Brasil pela Rotam


A Rotam revelou o lançamento no Brasil de uma tecnologia inédita, que colocará o elemento químico o cobre, à disposição das lavouras por um período prolongado. Como resultado, as plantas ganharão defesas aprimoradas e se tornarão mais resistentes às principais doenças.

“Portanto, além da nutrição, haverá também ações preventivas contra as principais doenças que afetam as principais culturas. Essa tecnologia permite a expansão da área de atuação do produto”, explica Tamara Ribeiro Silva, Coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento da Rotam.

O produto, que é 100% solúvel em água, não cria depósitos e não obstrui peneiras e bicos. Além disso, é possível aplicá-lo em todas as etapas da cultura sem causar fitotoxicidade, mesmo nas fases mais sensíveis. Devido a essa tecnologia, quantidades signif10icativamente menores de cobre são usadas em comparação com os óxidos e hidróxidos atualmente no mercado. “Com esse produto, o resultado é a concentração atóxica e a possibilidade de aplicação em todas as fases fenológicas do crescimento da planta”, acrescentou Silva.

Kypros é uma das formas mais ativas de cobre em soluções com pH abaixo de 5, enquanto as demais formas do elemento químico perdem sua atividade em pHs mais baixos. Pode ser usado em todas as faixas de pH e combinado com a maioria dos fungicidas e inseticidas do mercado. O cobre está disponível em Kypros em sua forma biologicamente ativa, nanotecnologicamente, em partículas de tamanho nanométrico.

“As formulações tradicionais de cobre geralmente não estão disponíveis para as plantas porque têm tamanhos de partículas que impedem sua penetração no tecido através dos estômatos e outras aberturas naturais presentes nas folhas, bem como através da parede celular”, explicou ela.

O Kypros apresentou excelentes resultados no manejo da Ferrugem Asiática da soja, doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, um dos mais graves problemas fitossanitários enfrentados pelos produtores brasileiros. A redução da produtividade pode ser de até 80%, dependendo do grau de infestação.

Em uma pesquisa recente, a associação de Kypros com o programa de fungicidas alcançou até 90% de controle da doença. Em termos de produtividade, a ação dos fungicidas com Kypros obteve 64,2 sacas por hectare, enquanto o controle é de 53,9, quase 12 sacas a mais por ha. “Esse ganho de produção faz a diferença no retorno financeiro dos produtores, que terão safras mais saudáveis ​​e produtivas”, afirma Cristiane Delic, chefe de Marketing da Rotam.

Fonte: Leonardo Gottems, Reporter – AgroPages, 10/02/2021

Fonte da imagem: Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close