ENTREVISTA
BASF fala sobre o mercado de defensivos em 2020 e as perspectivas para 2021
Ademar De Geroni Júnior – Vice-Presidente de Marketing Estratégico da BASF para América Latina
Ademar De Geroni Júnior é vice-presidente de Marketing Estratégico da BASF para América Latina. De Geroni que já foi diretor de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento para América Latina, é engenheiro agrônomo formado na Universidade Federal de Pelotas. O executivo, com mais de 27 anos de carreira no agronegócio sendo 22 anos dedicados à BASF, tem formação em Marketing, Liderança e Finanças. Pela companhia, também já atuou como gerente Sênior Global de Sustentabilidade na Alemanha e em posições de Marketing e Vendas no Brasil.
1. A pandemia do COVID-19 afetou o mercado de defensivos reduzindo a demanda no início do ano e impactando na queda do preço em dólar dos produtos na China, principalmente os produtos genéricos. Neste contexto, como foi o ano de 2020 para a BASF na área de proteção de culturas?
Apesar dos desafios apresentados pela pandemia do novo coronavírus, na BASF conseguimos nos adaptar a este momento de adversidade para continuar atendendo os agricultores. Até o momento não temos impacto relevante para o negócio no Brasil, seja na produção ou no fornecimento de defensivos agrícolas e sementes. Focamos na manutenção do fornecimento dos insumos sem interrupções.
O impacto da taxa de câmbio foi parcialmente compensado pelo aumento de volume, o saldo é positivo e temos trabalhado na direção de sairmos todos melhores do que iniciamos este contexto.
Vale reforçar que em 2020, mesmo com todas as adversidades da pandemia, a BASF trouxe ao mercado lançamentos inovadores para suprir as necessidades do agricultor. Como por exemplo, o biofungicida Duravel® que permite controle de doenças em frutas e hortaliças e oferece benefícios no manejo de resistência de fungos e bactérias. A nova ferramenta é indicada para o controle de doenças em cultivos como tomate, uva, batata, maçã, entre outros.
Para soja, a empresa investiu mais uma vez em pesquisa e desenvolvimento para trazer uma solução para o controle de uma das doenças mais preocupantes do produtor de soja, a ferrugem asiática. O fungicida Aumenax® é a solução indicada para o controle da mancha-alvo e para o manejo de resistência da ferrugem asiática, proporcionando mais produtividade e longevidade do cultivo.
E em agricultura digital, vale ressaltar o lançamento comercial do xarvio™ FIELD MANAGER. Como uma solução digital inovadora, desenvolvida especificamente para ajudar os agricultores a aproveitarem ao máximo o potencial de seus talhões, com o xarvio™ FIELD MANAGER é possível aumentar eficiência, economizar tempo, otimizar os insumos para proteção de cultivos e, ao mesmo tempo, contribuir para uma agricultura sustentável.
2. A China, a Europa e a Índia, são países onde ficam grandes produtores de defensivos agrícolas. Estes países, sofreram muitos impactos consequentes dos lockdowns, como por exemplo as restrições logísticas e a redução da capacidade operacional de algumas fábricas de defensivos. Como estes fatores interferiram na produção e no mercado de defensivos mundialmente? A BASF foi afetada em relação ao fornecimento de matérias-primas?
Embora o mercado tenha passado por alguns momentos de escassez de matérias-primas ou interrupções no fornecimento, conseguimos gerenciar nossas operações e o fornecimento de nossos produtos sem impactos a nossos clientes e distribuidores. Continuamos monitorando de perto a situação e avaliando continuamente as possíveis consequências para os nossos negócios, tendo em vista a severidade, disseminação e duração do surto.
3. A BASF é muito forte no mercado de fungicidas e inseticidas, principalmente no primeiro onde o mercado vêm aumentando cada vez mais o consumo, como por exemplo em cana-de-açúcar. Neste caso dos fungicidas, como a BASF vê o crescimento deste mercado e quais estratégias vêm aplicando para se posicionar nele?
A BASF acompanha de perto as necessidades do agricultor brasileiro para desenvolver soluções reais para suas dificuldades no campo. Nosso foco é em fortalecer uma relação de longo prazo com os agricultores e queremos estar cada vez mais próximos deles.
A Inovação tem um longo caminho até chegar ao agricultor, com investimento de tempo e recursos. São necessários mais de dez anos de pesquisas e até 300 milhões de euros para obter uma nova molécula química. Anualmente, a empresa investe aproximadamente 900 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento de novas soluções para a agricultura.
No mercado da cana-de-açúcar, a BASF conta com o Muneo® BioKit que proporciona aumento de produtividade de até 18%, com melhora no crescimento e no desenvolvimento da cultura. A solução pode ser usada em todas as variedades cultivadas no país. A ferramenta une químico e biológico em tecnologia inédita para o cultivo da cana-de-açúcar. A parte química é composta pelo Muneo®, solução com ação eficiente de inseticida e fungicida.
Para o ano de 2021, a empresa vai apresentar ao mercado da soja, um novo fungicida para o controle da ferrugem asiática e auxiliar o agricultor no campo, aliada ao recente lançamento de Aumenax, ou seja, estamos constantemente lançando tecnologias inovadoras que fortalecem nossa posição neste importante segmento e trazendo mais ferramentas para os agricultores brasileiros produzirem mais.
4. Além da proteção de cultivos, uma tendência das empresas neste segmento é o investimento em sementes e suas tecnologias. A BASF tem soluções deste tipo para Soja, Algodão e Hortaliças. Quais as principais vantagens destas tecnologias para o produtor rural?
A BASF é uma empresa de Soluções para Agricultura que participa de todas as fases dos cultivos e tem muito orgulho de contribuir para altas produtividades dos agricultores brasileiros. Em sementes, a empresa é líder de mercado com a marca de sementes de algodão FiberMax® e em tecnologias para o arroz como o Sistema de Produção Clearfield®. A empresa acaba de lançar sua marca própria de sementes de arroz Lidero™ com foco em cultivares híbridas. Em soja, a produtividade das variedades Credenz® e Soytech® também foram destaque na última safra em várias regiões, com produções acima da média nacional e obtendo o reconhecimento dos agricultores, e estamos preparando o lançamento de novas variedades com tecnologia inovadora para a próxima safra.
Além disso, a BASF tem a solução Standak Top® que é líder em tratamento de sementes no país.
Já a Nunhems® é a marca de sementes de frutas e hortaliças da BASF que oferece produtos de alta tecnologia e contribui para maior produtividade e rentabilidade para os agricultores no campo.
Sobre a Divisão de Soluções para Agricultura da BASF
Com uma população em rápido crescimento, o mundo está cada vez mais dependente da capacidade da BASF de desenvolver e manter uma agricultura sustentável e ambientes saudáveis. Trabalhando com agricultores, profissionais agrícolas, especialistas em gestão de pragas e outros, é o papel da empresa ajudar a tornar isso possível. É por isso que a BASF investe em uma forte estrutura R&D e em um amplo portfólio, incluindo sementes e melhoramento genético, proteção química e biológica de cultivos, manejo do solo, fitossanidade, controle de pragas e agricultura digital. Com equipes de especialistas em laboratório, campo, escritório e produção, a multinacional alemã apresenta um pensamento inovador e uma ação realista para criar ideias do mundo real que funcionam – para agricultores, sociedade e o planeta. Em 2020, a divisão gerou vendas de €7,66 bilhões. Para mais informações, visite www.agriculture.basf.com ou qualquer um dos canais BASF de mídia social.