FORMULADOS

Bayer lança novo nematicida no mercado brasileiro


“Produtores rurais dos mais diversificados segmentos do Brasil, hoje, precisam lidar com as perdas de produtividade ocasionadas pelos nematoides – parasitas que ficam no solo, atacam as raízes das plantas e roubam parte dos nutrientes. Ou seja, os nematoides impactam diretamente na produtividade e rentabilidade do agricultor”, explica Renato Carvalho, gerente de Marketing da Bayer.

Pensando nisso, a Bayer desenvolveu o nematicida Verango Prime, que tem como ingrediente ativo o Fluopiram, que oferece controle efetivo e de longa duração a um amplo espectro de espécies de nematoides. A partir da safra 2020/21, os produtores rurais das culturas de soja, cana-de-açúcar, batata e café, já podem contar com a novidade. Em breve haverá extensão de registro para outras culturas como algodão e milho.

“Os nematoides penetram nas raízes e começam um processo de reprodução, destruindo as células e impedindo absorção de água e de nutrientes pela planta. Alguns, inclusive, induzem mudanças nos tecidos das raízes. Na cultura da batata, por exemplo, os nematoides das galhas e os de lesões radiculares podem afetar 100% da produção pelo impacto direto da qualidade do produto. Na soja, os danos podem ser enormes, com perdas estimadas em até 4 bilhões de reais por ano. Na cana-de-açúcar não é diferente, os danos podem afetar até 50% da produtividade. Assim como no café com até 20% de perdas produtivas”, destaca Carvalho.

Ainda segundo o especialista, os nematoides estão presentes em várias culturas e causam prejuízos estimados em R$ 35 bilhões de reais. “Por isso, o Verango Prime chega para suprir essa necessidade dos agricultores. Este nematicida da Bayer é uma tecnologia revolucionária que, devido ao seu modo de ação, protege as plantas dos nematoides, além de ser compatível com produtos biológicos e possuir um perfil toxicológico favorável para meio ambiente e operadores. Ou seja, ajuda o produtor a fazer o manejo efetivo dos nematoides de uma forma mais sustentável”.

Fonte: Grupo Cultivar, 20/10/2020

Fonte da Imagem: Imagem de João Lima por Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close