FORMULADOS

Nuvem de gafanhotos gera apreensão e agroquímicos são considerados


O governo do Rio Grande do Sul afirmou hoje que os agricultores estão apreensivos com a possível chegada de uma nuvem com milhões de gafanhotos proveniente da Argentina. A administração local afirma que está elaborando um plano de contingência e estuda a liberação de alguns defensivos agrícolas.

“Estamos trabalhando com o próprio Ministério (da Agricultura), estudando fazer um decreto de alerta para o Rio Grande do Sul devido a essa nuvem, porque assim vamos conseguir dispor até de recursos orçamentários por parte do governo do estado e ministério”, explicou hoje Covatti Filho, secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, em entrevista à CNN Brasil.

“Também estamos estudando a implementação de defensivos agrícolas e procurando entidades parceiras para que, caso essa nuvem chegue, tenhamos condições de conter e amenizar os prejuízos”, acrescentou o secretário. Covatti lembrou ainda que o estado vem de um período de seca, enfrentado pelos agricultores principalmente no último verão, e, por isso, uma nova onda de prejuízos no campo é ainda mais preocupante.

“Os produtores estão muito apreensivos. O Rio Grande do Sul está tendo reflexo de uma seca muito grande, e os produtores agora estão saindo de uma safra de verão frustrada e estão começando a safra de inverno, então deixa todo mundo apreensivo”, afirmou Covatti.

O secretário admitiu que há ainda grande incerteza sobre quando e por onde a nuvem de gafanhotos pode chegar ao território gaúcho.

“Tudo depende do vento e das condições climáticas, porque ela pode chegar por Uruguaiana, que é o extremo sul, também por Itaqui, que é região das Missões, um pouco mais a noroeste. Estamos muito apreensivos e olhando todos esses sintomas e principalmente por onde está indo a nuvem”, explicou.

Fonte: Uol, 24/06/2020

Fonte da imagem: Imagem de christels por Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close