MERCADO

Albaugh vai adquirir a Rotam


Rotam Global AgroSciences Limited (Rotam), uma companhia sediada em Hong Kong e com ações na bolsa de valores de Taiwan, anunciou que firmaram um acordo pelo qual a Albaugh comprará todas as ações em circulação da empresa por meio de fusão entre a holding da Rotam e uma entidade do grupo de companhias da Albaugh. As partes concordaram em fazer uma transação em dinheiro com contrapartida de 26,23 NTD (Novo Dólar Taiwanês) por ação emitida ou em circulação da Rotam, correspondendo ao total de aproximadamente US$ 197,5 milhões pelo câmbio atual, representando prêmio de 73% sobre o preço médio de fechamento da Rotam nos últimos 12 meses. A combinação dos negócios resultará na criação de uma companhia global líder de proteção de culturas com vendas totais acima de US$ 2 bilhões.

O fundador e presidente da Albaugh, Dennis Albaugh, declarou que “há muito admiramos a Rotam, seu portfólio forte, suas competências seus colaboradores, e aguardamos ansiosos recebê-los na família Albaugh, trazendo novas qualidades à nossa companhia, e oferecendo valor exclusivo aos nossos clientes em todo mundo, sócios, pessoas e sociedade em geral”.

O fundador e presidente da Rotam, Mark Lu, afirmou que “compartilhamos a ambição de ajudar os agricultores a alimentar o mundo por meio do desenvolvimento, produção e comercialização de produtos e tecnologias de valor”. “Estamos muito orgulhosos do que criamos na Rotam e damos as boas-vindas à oportunidade de combinar essas conquistas com a escala da Albaugh para capitalizar por completo as tecnologias e produtos desenvolvidos nas últimas décadas.”

Kurt Pedersen Kaalund, CEO do Grupo de Albaugh, ressaltou o benefício dessa operação: “Com essa aquisição, a Albaugh torna-se uma companhia mais ampla, mais equilibrada e com mais recursos”. “O negócio será realmente global, com operações na China/Ásia/região do Oceano Pacífico; com novos mercados nas Américas, Europa, Oriente Médio e África, e posições mais fortes em mercados-chave em que a Albaugh já participa nos Estados Unidos, Argentina, Brasil e México”, acrescentou. “Os portfólios de produtos são largamente complementares, com a Albaugh tendo posições fortes em herbicidas fundamentais já provados, enquanto a Rotam conta com um portfólio altamente diferenciado com fatia relativamente maior nos segmentos de inseticidas e fungicidas”, salientou Kaalund. O acréscimo de instalações industriais na China e na Índia, bem como grandes competências e recursos em pesquisa e desenvolvimento, serão um fator-chave para o desenvolvimento e o crescimento do negócio”, disse. “Sobretudo, esperamos ansiosamente nos unirmos a novos membros da equipe que serão críticos para atingirmos as sinergias muito atraentes dessa combinação.”

James Bristow, o CEO da Rotam, comentou: “Com essa combinação, vemos a oportunidade de implantar por completo e maximizar o potencial de produtos e tecnologias já desenvolvidas pela Rotam e expandir, de modo significativo, a abordagem do portfólio focado em todos os mercados e culturas importantes. Essa combinação fornece a massa crítica necessária para acelerar a linha de desenvolvimento de produtos usando a extensa capacidade de pesquisa e desenvolvimento construída pela Rotam ao longo dos anos, e assegura um fluxo contínuo de tecnologias inovadoras aos clientes, parceiros e agricultores no mundo. Esse é um período muito empolgante para mim e para a equipe”.

A transação foi aprovada por unanimidade pelos conselhos da Albaugh e Rotam e está sujeita à aprovação da assembleia-geral da Rotam, marcada para 8 de fevereiro de 2022. A fusão deve ser concluída posteriormente, de acordo com os procedimentos de praxe e aprovação de órgãos reguladores. O negócio será financiado por meio de dinheiro em caixa, linhas de crédito existentes fornecidas pelos bancos, e financiamento de dívida incremental liderado pelo HSBC.

 

Fonte: ALBAUGH, 21/12/2021

Fonte da Imagem: geralt – Pixabay

 

Tags

Notícias Relacionadas

Close