MERCADO

Setor agroquímico indiano terá crescimento de 15 a 17% neste ano fiscal


impulsionado principalmente pelas fortes exportações contínuas e pela demanda doméstica estável. A receita crescerá ainda mais de 10 a 12% no próximo ano fiscal, pois a Índia continua a se beneficiar da estratégia China+1 de players globais e moléculas-chave perdendo patentes.

A maior alavancagem operacional ajudará a sustentar as margens operacionais em 15-16% no ano fiscal atual e no próximo (16,6% no último ano fiscal), apesar dos preços dos insumos permanecerem elevados. Os gastos de capital continuarão em níveis semelhantes aos do passado, mas o alongamento do ciclo de capital de giro resultará em maiores empréstimos. Porém, forte geração de caixa manterá o perfil de crédito dos players ‘Estável’.

Uma análise de 50 empresas classificadas pela CRISIL Ratings, respondendo por quase 90% do setor agroquímico de ~Rs 66.000 crore, indica isso.

De acordo com Poonam Upadhyay, diretor da CRISIL Ratings, “a receita de exportação deve aumentar de 18 a 20% neste ano fiscal, com o dólar americano valorizando cerca de 9% até agora e o volume crescendo à medida que os players globais continuam a reduzir o risco de sua dependência da China. No próximo ano fiscal, as exportações provavelmente crescerão de 12 a 14%, à medida que os players mantêm o capex de olho em moléculas no valor de US$ 4 bilhões que perderão a patente nos próximos dois anos. Como resultado, as exportações continuarão sendo o principal contribuinte para o setor de agroquímicos, respondendo por aproximadamente 53% da receita total.”

O segmento doméstico, por sua vez, crescerá de 12 a 14% neste ano fiscal, impulsionado por uma monção quase normal, maiores realizações e melhora no sentimento agrícola. O excesso de chuva em setembro recarregou o nível do lençol freático, preparando o terreno para uma temporada de Rabi saudável, em conjunto com condições climáticas favoráveis. Assumindo uma monção normal e o foco contínuo do governo em melhorar a renda agrícola, o segmento doméstico crescerá de 10 a 12% no próximo ano fiscal.

Os preços do fósforo bruto e amarelo, as principais matérias-primas, subiram 40-45% e 18-22%, respectivamente, na segunda metade do último ano fiscal. Os preços altos contínuos, apesar de alguma moderação ultimamente, reduzirão as margens brutas em 90-110 pontos base. No entanto, uma maior alavancagem operacional, derivada de uma melhor absorção de custos, garantirá que a margem operacional geral permaneça em 15-16% neste ano fiscal, apenas marginalmente menor em comparação com o ano fiscal de 2022. Espera-se que as margens se estabilizem em níveis semelhantes no próximo ano fiscal.

De acordo com Shounak Chakravarty, Diretor Associado da CRISIL Ratings, “os perfis de crédito dos participantes agroquímicos com classificação CRISIL permanecerão amplamente ‘estáveis’. A geração saudável de caixa limitará a dependência da dívida externa, mesmo que a intensidade do capex permaneça alta em Rs. 6.000-6.500 crore em cada um dos próximos 2 anos fiscais.  No entanto, o aumento da participação das exportações principalmente para países da região LATAM que exigem prazos de crédito mais elevados aumentará suas captações de capital de giro. Dito isso, balanços patrimoniais bem mantidos, juntamente com acréscimos de caixa mais altos, ajudarão as métricas de dívida a se manterem em níveis confortáveis.”

As interrupções na cadeia de suprimentos, a forte volatilidade nos preços das matérias-primas e a intensidade e propagação da próxima monção devem ser observadas no futuro.

 

Fonte: Indian Chemical News, 30/12/2022

Fonte da imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close