MERCADO

Syngenta cancela IPO na Bolsa de Valores de Xangai


A Syngenta anunciou o cancelamento dos seus planos para uma oferta pública inicial (IPO) de US$ 9 bilhões na Bolsa de Valores de Xangai, retirando uma das maiores listagens potenciais do mercado de IPOs da China, que tem enfrentado desaceleração. Após três anos tentando viabilizar a oferta, a empresa suíça de sementes e defensivos decidiu desistir do processo.

Segundo a empresa, a decisão de retirar o pedido de listagem segue avaliação estratégica detalhada pela Syngenta sobre seu plano de desenvolvimento e o ambiente industrial atual. A companhia, adquirida pela estatal ChemChina em 2017 por US$ 43 bilhões, não descarta a possibilidade de revisitar seus planos de listagem, seja na China ou em outro mercado global, sob condições mais favoráveis.

O movimento da Syngenta adiciona pressão ao já combalido mercado de IPOs na China. Nos últimos tempos, a comissão de valores mobiliários do país tem pausado a maioria das aprovações de listagens no continente, numa tentativa de fortalecer o mercado de ações local, que tem passado por turbulências.

O pedido de IPO da Syngenta, feito em julho de 2021, enfrentou diversos atrasos e obstáculos nos últimos anos. Em novembro, a empresa citou a volatilidade do mercado como razão para um dos adiamentos. Mais recentemente, em 2023, o Conselho de Inovação em Ciência e Tecnologia da Bolsa de Valores de Xangai, conhecido como STAR Market, cancelou a audiência de listagem da empresa na véspera de sua realização, sem fornecer explicações.

 

Fonte: Revista Cultivar, publicado em 29/03/2024

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close