NOVAS TECNOLOGIAS

Nano revolução na agricultura


O mercado dos nanodefensivos está passando por uma mudança de paradigma nas práticas agrícolas, aproveitando o poder da nanotecnologia para enfrentar desafios urgentes na proteção e sustentabilidade das culturas. Os defensivos tradicionais representam frequentemente riscos ambientais e perigos para a saúde, impulsionando a necessidade de alternativas mais seguras e eficazes.

O nercado de nanodefensivos representa um segmento de rápido crescimento dentro da indústria agrícola, aproveitando a nanotecnologia para desenvolver soluções inovadoras para proteção de culturas e manejo de pragas. Eles são formulados usando materiais em nanoescala, como nanopartículas e nanocarreadores, para aumentar a eficácia, segurança e sustentabilidade dos produtos de controle de pragas. Essas formulações avançadas oferecem benefícios como maior estabilidade de defensivos, entrega direcionada, impacto ambiental reduzido e melhor rendimento das colheitas. À medida que a demanda global por práticas agrícolas sustentáveis ​​continua a aumentar, espera-se que o mercado de nanodefensivos testemunhe um crescimento e adoção substanciais. Esse mercado foi avaliado em US$ 0,6 bilhão em 2022 e projetado para atingir US$ 1,5 bilhão até 2030.

A nanotecnologia emergiu como uma ferramenta promissora para enfrentar os principais desafios na agricultura, incluindo a gestão de pragas, a proteção das culturas e a saúde do solo. No contexto do controle de pragas, a nanotecnologia permite o desenvolvimento de nanodefensivos com propriedades únicas, como maior solubilidade, liberação controlada e melhor adesão às superfícies das plantas. Essas propriedades permitem uma entrega mais eficiente e direcionada de ingredientes ativos, resultando em eficácia superior no controle de pragas e minimizando o impacto ambiental.

Os nanodefensivos oferecem diversas vantagens sobre as formulações convencionais de agroquímicos, contribuindo para a sua crescente adoção na agricultura. Esses benefícios incluem maior biodisponibilidade e absorção por pragas alvo, redução de efeitos fora do alvo e contaminação ambiental, eficácia prolongada e atividade residual, e compatibilidade com práticas de manejo integrado de pragas (MIP). Além disso, os nanodefensivos podem ser adaptados para libertar ingredientes ativos em resposta a estímulos ambientais específicos, aumentando ainda mais a sua precisão e sustentabilidade.

Os principais fatores que alimentam o crescimento do mercado de nanodefensivos incluem o aumento da população global e da demanda alimentar, preocupações crescentes com a resistência aos defensivos e a poluição ambiental, a pressão regulatória para reduzir o uso de defensivos químicos e os avanços na nanotecnologia e na ciência da formulação. Além disso, fatores como a crescente adoção de tecnologias de agricultura de precisão, a necessidade de soluções sustentáveis ​​de proteção das culturas e o surgimento de novas pragas e doenças estão impulsionando a procura de estratégias inovadoras de controle de pragas, incluindo nanodefensivos.

As empresas e instituições de investigação estão investindo no desenvolvimento de novos nanomateriais, técnicas de formulação e sistemas de distribuição para melhorar o desempenho e a sustentabilidade dos nanodefensivos. Além disso, iniciativas de investigação colaborativa entre o meio acadêmico, a indústria e as agências governamentais estão explorando novas aplicações da nanotecnologia na agricultura e abordando questões regulamentares e de segurança.

A crescente consciencialização dos consumidores e os mandatos regulamentares estão impulsionando a adoção de práticas agrícolas sustentáveis, incluindo a utilização de soluções de controle de pragas amigas do ambiente. Os nanodefensivos alinham-se com esses objetivos de sustentabilidade, oferecendo redução de resíduos de defensivos, menor toxicidade ambiental e melhor compatibilidade ecológica em comparação com defensivos convencionais. Além disso, os nanodefensivos podem permitir taxas de aplicação reduzidas, levando a uma menor utilização de defensivos e um impacto ambiental minimizado.

 

Fonte: Agropages, publicado em 03/04/2024

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close