MERCADO

Syngenta Group tenta listagem na bolsa de Shanghai


O Syngenta Group Limited, empresa do setor tecnologia agrícola, foi aprovado pela Bolsa de Valores de Shanghai, em 16 de junho, para realizar uma oferta de 65 bilhões de yuans chineses, tornando-se o maior IPO em termos de captação de recursos desde o IPO do Agricultural Bank of China em 2010. Com isso, o valor de mercado da Syngenta será estimado em 325 bilhões de yuans chineses após a abertura de capital.

O Syngenta Group é atualmente um líder global em inovação tecnológica agrícola, composta principalmente pela Syngenta da Suíça, a ADAMA e a Sinochem do Grupo ChemChina. Atualmente opera em todo o mundo, com negócios que abrangem defensivos, fertilizantes, sementes e outros setores.

A motivação por trás dessa aquisição está na preocupação das autoridades chinesas com a “segurança agrícola”. A China ocupa o segundo lugar no mercado global de sementes agrícolas, logo após os Estados Unidos, mas está relativamente atrasada em termos de tecnologia agrícola. Por ter uma grande população, e as questões agrícolas estão diretamente relacionadas à segurança alimentar. Por isso, o governo chinês dá uma atenção especial ao desenvolvimento agrícola. O presidente chinês, Xi Jinping, enfatizou a necessidade de proteger as terras cultiváveis, assim como a proteção dos pandas gigantes.

A China está implementando e aplicando o sistema de proteção de terras cultiváveis mais rigoroso do mundo, exigindo a estrita delimitação e proteção de 1,8 bilhão de mu de terras cultiváveis (cerca de um oitavo da área terrestre da China).

Até cerca de 2015, o mercado global de produtos químicos agrícolas e sementes era dominado por seis empresas multinacionais: Syngenta, Monsanto, Bayer, Dow, DuPont e BASF. Mais tarde, devido à desaceleração do mercado agrícola global, ocorreram grandes fusões e aquisições, como a fusão da Dow e DuPont, e a aquisição da Monsanto pela Bayer. Nesse contexto, a China também estava ansiosa para adquirir empresas para aumentar sua participação de mercado.

A ChemChina vem buscando oportunidades de cooperação com a Syngenta desde 2009. Após mais de sete meses de negociações, as duas empresas chegaram a um consenso em termos de estratégia, criação de valor, rapidez e compatibilidade cultural.

Em fevereiro de 2016, a ChemChina adquiriu a Syngenta por US$ 43 bilhões, utilizando recursos próprios e de outras instituições financeiras e um consórcio internacional de bancos, obtendo 94,7% das ações da Syngenta e levando a empresa a ser retirada da bolsa de valores. Essa aquisição foi a maior fusão e aquisição no exterior já realizada por uma empresa chinesa na época.

Fonte: Exame, 23 de junho de 2023
Fonte da Imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close