NOVAS TECNOLOGIAS

AgPlenus e Bayer desenvolvem uma nova solução sustentável de controle de ervas daninhas


A AgPlenus Ltd, uma subsidiária da Evogene Ltd que atua na concepção e desenvolvimento de novos produtos sustentáveis ​​de proteção de cultivos anunciou um acordo de licenciamento e colaboração com a Bayer. A empresa de Israel vai utilizar sua tecnologia de modelagem computacional baseada em IA para projetar e otimizar moléculas identificadas na atividade herbicida direcionando à proteína APTH1, um novo modo de ação identificado pela mesma.

Em 2014, o mercado de herbicida foi avaliado em cerca de 42,81 bilhões de dólares, sendo considerado crucial para garantir a segurança alimentar global. Além disso, é uma parte essencial das práticas agrícolas regenerativas, como culturas de cobertura e plantio direto. A maioria dos herbicidas disponíveis comercialmente baseia-se em moléculas que inibem proteínas-alvo essenciais para a vitalidade das ervas daninhas. Nos últimos anos, a indústria agrícola global tem enfrentado um desafio crescente de resistência das ervas daninhas devido ao número limitado de produtos existentes à disposição dos agricultores, cujos desafios são ainda mais exacerbados pelas alterações climáticas que estão causando a evolução e a propagação das ervas daninhas.

As duas empresas colaborarão para otimizar novas moléculas, que serão identificadas pela AgPlenus e testadas pela Bayer, em candidatas comercialmente viáveis. A colaboração aproveitará a tecnologia computacional proprietária da AgPlenus, alimentada pelo mecanismo tecnológico da Evogene, juntamente com a ampla experiência da Bayer em pesquisa, desenvolvimento e comercialização de produtos de proteção de cultivos.

Pelo acordo, a Bayer terá licença exclusiva para o desenvolvimento e comercialização dos produtos desenvolvidos no âmbito da colaboração, enquanto a AgPlenus terá direito a receber um pagamento adiantado, financiamento de pesquisa contínua, pagamentos por marcos e royalties com base em vendas futuras de produtos.

Conforme Rachel Rama, Chefe de Pequenas Moléculas da divisão Crop Science da Bayer, a equipe está ansiosa com a parceria e acredita que as tecnologias inovadoras disponíveis hoje representam um vasto potencial para conceber e desenvolver soluções inteiramente novas para ajudar os agricultores a superar desafios como a resistência a pragas, as alterações climáticas e as expectativas da sociedade em relação a proteção de culturas.

Brian Ember, CEO da AgPlenus, concluiu que a colaboração com a Bayer é um passo significativo para a empresa e valida o valor da plataforma de tecnologia computacional. Aproveitando a experiência da Bayer e a tecnologia da AgPlenus, o objetivo mútuo é fornecer aos agricultores do mundo todo soluções eficazes e ferramentas para uma proteção mais sustentável das culturas, através da introdução de um novo herbicida com um novo modo de ação.

 

Fonte: Agropages, publicado em 22/02/2024

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close