NOVAS TECNOLOGIAS

AgroBrasília 2022 seleciona startups com projetos inovadores de controle biológico


O momento é de soluções criativas para o controle biológico. Treze startups foram homologadas para o primeiro desafio do INOVAAGROBRASILIA, que integra a programação da Feira AgroBrasília 2022. O objetivo é transformar essas ideias em negócios e ajudar o agro a aumentar a produtividade com menos custo de produção.

As ideias inovadoras para o desafio INOVAAGROBRASILIA vieram da BA (1); DF (1); GO (1); MG (1); MS (1); MT (1); PR (2) e SP (5). A premissa do controle biológico é combater pragas agrícolas e insetos transmissores de doenças com seus próprios inimigos naturais, a exemplo dos insetos benéficos, predadores, parasitoides e microrganismos como fungos, vírus e bactérias.

Das trezes startups homologadas, no máximo 10 terão suas propostas classificadas para se manterem no páreo, o que deverá ocorrer até 1º de maio. Um dos pontos considerados no processo classificatório é a consistência e a qualidade da ideia, sendo a natureza a maior aliada para o fortalecimento do ecossistema como solo e plantas.

O INOVAAGROBRASÍLIA 2022 é o primeiro desafio de soluções tecnológicas (produtos, processos e serviços) voltadas para o controle biológico e está sendo realizado pela AgroBrasília, Embrapa, Secretaria de Agricultura do DF e Emater-DF.

O controle biológico de pragas e doenças em lavouras ganhou mais importância na pauta do agro, recentemente, devido aos problemas nas cadeias de suprimento de insumos, como defensivos agrícolas, causados pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia, países exportadores de matérias-primas.

Antes do conflito, o tema também estava na agenda do setor em razão da urgência da questão ambiental, como a intensificação das mudanças climáticas, e da crescente exigência dos consumidores brasileiros e dos países importadores de produtos agrícolas com práticas saudáveis na produção de alimentos.

 

Fonte: Agroemdia, 07/04/2022

Fonte da Imagem: Pixabay

 

Tags

Notícias Relacionadas

Close