NOVAS TECNOLOGIAS

Akanocure Pharmaceuticals e Bayer criam novos agentes antifúngicos


A Bayer está dando apoio a empresa Akanocure Pharmaceuticals para ajudar agricultores e produtores a combater a perda de colheitas devido a infecções fúngicas.

O diretor e cofundador da Akanocure Pharmaceuticals, Mohammad Noshi, está liderando um dos 18 projetos internacionais que recebem apoio da Bayer. O diretor recebeu o prêmio Grants4Ag neste ano e o Testing4Ag em 2023, uma iniciativa anual da Bayer para fornecer experiência e financiamento a pesquisadores que desenvolvem novas soluções agrícolas. Os prêmios deste ano consistiram na investigação e desenvolvimento para transformação e em tecnologias inovadoras para a próxima geração de soluções de proteção de culturas.

De acordo com Noshi, as infecções fúngicas são tão generalizadas que a quantidade de perdas nas principais culturas devido a infecções fúngicas é suficiente para alimentar quase 9% da população global e esse cenário pode piorar. O diretor também ressaltou que os atuais patógenos fúngicos sofrerão mutações e desenvolverão uma maior resistência aos atuais agentes antifúngicos. Dessa forma, deve ser desenvolvida uma nova geração de candidatos antifúngicos para resolver estes problemas globais das culturas.

A Akanocure está desenvolvendo agentes antifúngicos com propriedades e mecanismos de ação únicos para proteção de cultivos. Noshi afirmou que a tecnologia da empresa aborda desafios frequentemente enfrentados no desenvolvimento: o projeto, a síntese e a produção em larga escala de estruturas complexas que são seguras e eficazes. Segundo ele, a alta flexibilidade sintética da tecnologia de plataforma da empresa resolve o problema de fabricação e garante a evolução contínua de melhores candidatos. Além disso, podem ajustar as propriedades físicas e químicas dos compostos para alcançar o mais alto grau de eficácia.

Os compostos são projetados para serem seguros para o meio ambiente e para o consumo humano. E que o objetivo da Akanocure é atingir um amplo espectro de diferentes espécies de fungos que afetam variedades de culturas.

O apoio da Bayer inclui financiamento e acesso a recursos que incluem orientação e testes biológicos. Akanocure aproveitará o apoio à pesquisa e desenvolvimento de novos compostos antifúngicos.

 

Fonte: Purdue, publicado em 07/03/2024

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close