NOVAS TECNOLOGIAS

CTNBio aprova uso comercial de milho com resistência a lagartas


Acaba de ser liberado o uso comercial do milho geneticamente modificado para resistência a insetos desenvolvido totalmente no Brasil. A CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) aprovou esse mês, por unanimidade, o evento EH913, fruto de uma parceria da Embrapa Milho e Sorgo com a Helix, empresa do grupo Agroceres.

Atualmente, apenas duas empresas estrangeiras fornecem a tecnologia ao mercado mundial. A Helix informa também que já iniciou os processos para a liberação comercial do evento EH913 em outros países. No entanto, a data para o início da comercialização no Brasil ainda não foi definida.

A nova tecnologia utiliza gene específico da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt) contra pragas lepidópteras, em especial a Spodoptera frugiperda (lagarta-do-cartucho, considerada a principal praga da cultura do milho), e a Diatraea saccharalis (conhecida como broca-da-cana).

Em ensaios de laboratório, de acordo com informações da Embrapa Milho, Sorgo e da Helix, o produto obteve alta eficácia contra larvas da lagarta-do-cartucho, mesmo quando diluído 25 vezes em dieta artificial, indicando um bom prognóstico em relação ao manejo de resistência de insetos.

 

 

Fonte: AgroLink, Leonardo Gottems, 09/06/2022

Fonte da Imagem: br.freepik.com

Tags

Notícias Relacionadas

Close
Optimized with PageSpeed Ninja