NOVAS TECNOLOGIAS

Nanoherbicidas, herbicidas tão pequenos quanto microrganismos


Na Argentina, as Faculdades de Agronomia e de Ciências Exatas e Naturais da UBA, utilizando a nanotecnologia, conseguiram desenhar herbicidas tão pequenos quanto microrganismos capazes de reduzir os volumes necessários de atrazina, um dos produtos mais difundidos no país. Eles buscam replicar o estudo com o glifosato e até mesmo criar nanopartículas livres dos ingredientes ativos dos herbicidas comerciais.

Nesse sentido, junto com Virginia Diz, pesquisadora da FCEyN/UBA, trabalharam com a atrazina, um herbicida muito persistente no solo e na água, e com comprovados efeitos nocivos em répteis, peixes e mamíferos , inclusive humanos .

Dessa forma, desenharam nanoherbicidas de atrazina que reduziriam os volumes desse produto a cada aplicação e substituiriam os adjuvantes por cápsulas biodegradáveis do tamanho de uma bactéria. “Juntamos quatro grupos de plantas de milho, como exemplo de cultura, e chicória, como exemplo de erva daninha. Aplicamos o nanoherbicida em um; para outro, um herbicida comercial; para outro, nanocápsulas vazias e para o último não as aplicamos”.

 

Fonte: Agrolink, 26/08/2023

Fonte da Imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close