NOVAS TECNOLOGIAS

Nanotecnologia será testada para redução da deriva na aplicação de defensivos


O dicamba é um dos poucos herbicidas que ainda é eficaz contra a erva-de-porco, uma erva daninha generalizada que afeta muitos campos de culturas nos EUA. O problema com esse ativo é que, devido a deriva, ele tende a se espalhar para campos adjacentes, podendo causar sérios danos às plantações que não foram geneticamente modificadas para receber o herbicida.

Nacionalmente, mais de 10.500 reclamações apenas por deriva de herbicida relacionado ao dicamba foram recebidas pela EPA nos EUA entre 2017 e 2021, o que evidencia o grande impacto que essa questão tem causado,

Buscando soluções para esse problema, a startup americana CelluDot receberá uma bolsa de pesquisa para otimizar um produto de nanotecnologia desenvolvido pelos cientistas da empresa, com o objetivo de mitigar a deriva de herbicidas. O subsídio apoia o aprimoramento e comercialização da formulação à base de nanocelulose chamada BioGrip, para aplicações de herbicidas. O produto tem três funções, atuando como agente redutor de deriva, agente redutor de volatilidade e surfactante. Ademais, a tecnologia é feita a partir de resíduos florestais, como serragem, em vez de produtos químicos à base de petróleo.

O produto da CelluDot foi projetado para adicionar peso às gotículas de pulverização do herbicida e fazê-las cair mais diretamente no alvo durante as aplicações em campo, uma estratégia para redução da deriva. Também foi projetado para reduzir a volatilização do ingrediente ativo sem comprometer sua eficácia. Ademais, oferece benefícios surfactantes ecológicos para manter o herbicida nas ervas daninhas.

Dimensionando o impacto que a deriva tem nas aplicações, de acordo com estimativas da EPA, até 30 milhões de quilos de herbicidas são perdidos no meio ambiente a cada ano somente nos Estados Unidos. Isso evidencia o potencial que resultados positivos do BioGrip podem representar para as aplicações agrícolas em geral.

 

Fonte: Talk Business & Politics, publicado em 26/09/2023

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close