NOVAS TECNOLOGIAS

Pesquisadores desenvolvem nova tecnologia herbicida para substituir o paraquat


O paraquat é um herbicida com uma ação rápida sobre as daninhas. Isso, somado a sua alta eficiência, amplo aspecto e baixo custo fez com que este ativo se tornasse amplamente utilizado no mundo todo desde o seu desenvolvimento na década de 1960.

Apesar disso, a molécula apresenta efeitos de toxicidade elevada aos humanos e alguns animais, levando à proibição  em diversos países, como no Brasil. Isso fez com que o desenvolvimento de novos defensivos, com a mesma eficácia e baixa toxicidade se tornasse necessário para contribuir com a segurança alimentar global.

No início de novembro deste ano, o site de publicações cientificas “Molecular Plant” publicou um novo artigo sobre a dienodiamina. Segundo os dados, a nova molécula criada pelos pesquisadores evidenciou um efeito herbicida semelhante ao paraquat, além de se mostrar segura. Assim esta pode vir a se tornar uma alternativa segura e eficaz.

Para comparar os efeitos da nova molécula com o paraquat, os pesquisadores pulverizaram os ativos sobre folhas de plantas daninhas. Com condições de ar e luz natural, rapidamente as folhas começaram a murchar, sendo que os efeitos herbicidas da dienodiamina foram muito próximos ao seu antecessor.

A pesquisa ainda mostrou que a dienodiamina apresenta estabilidade considerável, seja no estado sólido ou em solução aquosa. Ademais, as análises de segurança confirmaram que a nova molécula, diferente do paraquat, não induziu danos à saúde, evidenciando o potencial positivo dessa nova descoberta.

 

Fonte: Jsppa, publicado em 08/11/2023

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close