NOTÍCIAS
Países membros da EU não chegam à acordo sobre renovação da aprovação do glifosato
A Comissão Europeia apresentou o seu projeto de regulamento sobre o glifosato para votação dos estados membros, em um comitê realizado nos dias 12 e 13 deste mês. O objetivo da proposta é renovar a aprovação por 10 anos,
Contudo, a maioria de votos necessária para aceitar ou rejeitar a proposta de renovação não foi alcançada. Agora, a proposta será submetida ao Comité de Recurso, que deverá reunir-se e votar a proposta no início de Novembro.
A aprovação do regulamento proposto só pode ser bloqueada pela maioria necessária dos Estados-Membros que votem contra. Vale ressaltar que a aprovação atual para do glifosato na EU se expira em 15 de dezembro de 2023, sendo que o tempo está correndo para que uma decisão seja tomada.
De acordo com o vice-presidente da NFU, David Exwood, essa molécula tem sido essencial para o controle de plantas daninhas. Na UE, mais de 11.000 páginas de análises de especialistas independentes com evidências, concluíram a segurança do ativo e fornecem boas razões para os reguladores da UE reaprovarem o glifosato. Ademais, segundo a avaliação da EFSA sobre o impacto do glifosato na saúde dos seres humanos, dos animais e do ambiente também não identificou quaisquer áreas críticas de preocupação.
Fonte: NFU, publicado em 16/10/2023
Fonte da imagem: Freepik