SUSTENTABILIDADE

Novo controle natural é eficaz contra a maioria das ervas daninhas resistentes aos herbicidas


Foram feitos mais de 1.000 testes globais em campo e estufa que mostraram que os herbicidas à base de extratos de plantas da Harpe Bioherbicide Solutions, fornecem controle eficaz contra um amplo espectro de ervas daninhas e sementes de folhas largas e gramíneas, incluindo as ervas daninhas resistentes mais desafiadoras que os agricultores enfrentam.

A inovação surge em um momento em que os consumidores exigem abordagens mais naturais à produção de alimentos e os agricultores têm mais dificuldade em gerir ervas daninhas que prejudicam a produtividade.

Daniel Pepitone, cofundador e diretor operacional da Harpe Bioherbicide, afirma que as ervas daninhas continuam a se adaptar e agora estão desenvolvendo resistência a vários herbicidas em um ritmo alarmante. Além disso, segundo ele, existem menos opções de controle de ervas daninhas e que não estão sendo tão eficazes, significando rendimentos reduzidos, custos aumentados e mais pressão sobre a viabilidade dos agricultores.

As ervas daninhas causam uma tremenda redução no rendimento e na produtividade das plantas cultivadas. De acordo com a Weed Science Society of America, somente na América do Norte, as perdas causadas pelas ervas daninhas representam mais de US$ 40 bilhões em receitas anuais para as culturas de milho e soja. Desde 1984, as ervas daninhas resistentes aos herbicidas aumentaram mais de 600% a nível mundial e exigem que os agricultores aumentem os gastos e apliquem mais herbicidas do que nunca para alcançar algum nível de controle.

Não apenas as formulações do Harpe Bioherbicide mostraram um controle positivo de ervas daninhas em todos os sistemas de cultivo, mas os testes de campo e em estufa também demonstraram eficácia contra ervas daninhas com resistência ao herbicida no local alvo e no local não-alvo a quase todos os outros herbicidas – glifosato, 2,4-D, Dicamba , Fluroxapir, Atrazina e inibidores de ALS/AHS.

De acordo com Pepitone, os testes evidenciam um grande apoio ao agricultor  e contribuem para criar uma plataforma de controle de ervas daninhas baseada em ingredientes ativos naturais completamente nova. Ainda complementa, ressaltando que em pouco tempo, a abordagem da Harpe de descoberta forneceu um grupo de moléculas naturais com novo modo de ação que podem ser formuladas para uso de herbicidas não seletivos e de amplo espectro em uma variedade de aplicações pré-emergentes, pós-queima e dessecação.

A novidade da plataforma da Harpe Bioherbicide é afirmada pela primeira do que se espera ser uma série de patentes. A mais nova patente cobre combinações específicas de extratos de plantas e componentes como herbicidas, além das combinações aprimoradas desses extratos com outros herbicidas sintéticos ou naturais. As patentes pendentes subsequentes incorporam misturas adicionais, padrões de uso e novas combinações, incluindo a interrupção da resistência em locais não-alvo, bem como melhorias na formulação e descoberta de características de tolerância a herbicidas.

A empresa também planeja expandir os testes de campo nos EUA de suas formulações autônomas e pré-misturadas em 2024, com a possibilidade de lançamentos selecionados no mercado já em 2026, após submissões regulatórias planejadas. A empresa acelerou o desenvolvimento dos sistemas de cultivo tolerantes a herbicidas da Harpe.

 

Fonte: Agropages, publicado em 13/03/2024

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close