USO E APLICAÇÃO

Biofábrica em Valência se tornará centro de referência mundial no combate biológico as pragas


O Departamento de Agricultura, Desenvolvimento Rural, Emergência Climática e Transição Ecológica transformará a biousina Caudete de Fuentes (Valência) em um centro de referência mundial na luta biológica contra pragas.

O Presidente da Generalitat, Ximo Puig, e a Ministra da Agricultura, Mireia Mollà, visitaram o centro de controle biológico para conhecer os detalhes do projeto de construção. Serão investidos 14,2 milhões de euros no projeto e as obras têm início previsto para este ano. A construção de um novo edifício em Caudete torna necessária a construção de uma nova instalação em Elche e a ampliação das instalações do Instituto Valenciano de Investigação Agrária (IVIA) em Moncada, para poder atender ao aumento da produção larval.

Desde 2007, as instalações do Caudete abrigam a pioneira técnica do inseto estéril, principal método de combate à mosca do Mediterrâneo (Ceratitis capitata) que afeta principalmente os citros. A esterilização e posterior liberação massiva de machos estéreis inviabilizam a fertilização e viabilidade dos ovos reduzindo a população desse inseto em 50%, ajudando assim a preservar as lavouras.

Puig assegurou que os resultados desta experiência permitiram diminuir em 95% a fumigação química por via aérea. De fato, a meta do projeto de expansão é aumentar em 60% a capacidade de produção de machos estéreis, de 500 para 800 milhões de larvas semanais, estendendo assim o método de controle para 100% dos campos cítricos e outros 40 mil hectares de frutíferas vulneráveis à praga, como nêspera, cerejeira, ameixeira ou pessegueiro.

De acordo com a ministra da Agricultura, Mireia Mollà, o aumento da capacidade aumentaria dos atuais 140 mil para 200 mil. “A biousina de Caudete também pode nos permitir realizar outros projetos de controle biológico, como os que o Ministério está realizando contra o ‘cotonete’ ou a mosca da azeitona.”

 

Fonte: Hoti Daily, 02/02/2022

Fonte da Imagem: ckstockphoto – Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close