USO E APLICAÇÃO

Cigarrinha do milho se torna importante praga no Brasil


Nos últimos anos, agricultores do sul do Brasil vêm combatendo uma nova praga de insetos que tem impactado sua produção de milho. A praga é a cigarrinha do milho (Dalbulus maidis) e foi identificada pela primeira vez no Paraná em 2017.

A cigarrinha do milho pode transmitir uma bactéria da classe Mollicutes e um vírus. Uma vez que uma planta de milho é infectada, as folhas ficam com manchas vermelhas, o vigor da planta diminui rapidamente, as plantas não se desenvolvem normalmente, apresentam atrofia e nanismo, as espigas são menores que o normal e com menos grãos. A extensão das perdas de rendimento varia de acordo com o nível de infecção e o momento da infecção, mas pode facilmente chegar a 50%.

Por ser uma praga tão nova, agricultores e pesquisadores ainda estão aprendendo como controlar o inseto. Durante a atual safra de milho o número mínimo de aplicações de inseticidas foi de 4, com alguns agricultores fazendo até 8 aplicações.

O controle adequado do inseto é agravado por dois fatores – eles podem se reproduzir muito rapidamente e migram facilmente por longas distâncias. Em condições favoráveis, cada fêmea pode completar um ciclo de vida em 24 dias, colocando até 600 ovos quando adulta. As populações podem aumentar drasticamente com várias gerações durante uma única estação de crescimento.

O inseto também pode migrar facilmente de um campo de milho para outro. Pode voar de 2 a 5 quilômetros em busca de novos milhos para infectar. Ele tende a migrar do milho mais velho para o milho mais novo, por isso é importante não ter milho em vários estágios de desenvolvimento um ao lado do outro.

Um dos problemas em estados como o Paraná é que o milho é cultivado por um período prolongado de tempo com a primeira safra de milho plantada em setembro e a safra de milho safrinha plantada em janeiro e fevereiro. Isso permite várias gerações do inseto durante uma única estação de crescimento.

Pode-se concluir que as cigarrinhas do milho são outra praga que os agricultores brasileiros terão que aprender a controlar. Nos próximos anos, a praga resultará em algumas perdas de rendimento e aumentará o custo de produção, mas os agricultores brasileiros continuarão aumentando sua área plantada de milho devido aos preços fortes.

 

Fonte: Agropages, 23/06/2022

Fonte da Imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close