USO E APLICAÇÃO

Ferrugem-Asiática é identificada no Paraguai e preocupa agricultores


Apesar de ainda não haver ocorrência da ferrugem-asiática da soja em lavouras comerciais, o serviço de monitoramento do Paraguai detectou a presença do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da doença, em plantas voluntárias de soja (não cultivadas e que nasceram espontaneamente) e no kudzu (Pueraria lobata), hospedeiro alternativo do fungo.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Soja, Cláudia Godoy, “A orientação foi para que intensifiquem o monitoramento e que façam o controle no momento adequado, principalmente em lavouras mais avançadas e se as condições climáticas estiverem favoráveis”.

No Brasil, os coletores do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR – Paraná) detectaram esporos do fungo causador da ferrugem no dia 26 de outubro, em Santa Helena, região oeste do Paraná. Também não há registro da ocorrência de doença em lavouras comerciais no estado, que ainda estão em fase inicial de desenvolvimento. “Porém, a identificação de esporos é um indicativo da presença de inóculo na região, indicando a necessidade de intensificação de monitoramento nas lavouras, principalmente as que foram semeadas cedo”, orienta Cláudia.

Neste mesmo período, na safra anterior, a pesquisadora explica que não haviam relatos da doença, provavelmente em razão da estiagem que atrasou a semeadura das lavouras.

 

Fonte: Canal Rural, 05/11/2021

Fonte da Imagem: CJ por Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close