USO E APLICAÇÃO

Inoculação pode ajudar lavouras no combate a pragas


A prática da inoculação pode reduzir o uso de inseticidas e fungicidas nas lavouras, de acordo com Heitor Dias, coordenador de pesquisa da Tropical Melhoramento & Genética (TMG). “Isso reduz o uso de inseticidas e fungicidas, que são nocivos ao meio ambiente, e aumentam as chances de uma lavoura altamente produtiva”, explica o pesquisador.

De acordo com ele, as técnicas de inoculação podem ser aplicadas em fases diferentes do desenvolvimento de cultivares, mas o mais comum é fazer logo após as primeiras hibridações a fim testar se as plantas que se originam dos cruzamentos apresentam resistência a algumas doenças e climas. Os pesquisadores expõem as plantas em casas de vegetação e patógenos as atacam para que isso sejam avaliadas.

“As plantas são levadas para as casas de vegetação, onde são expostas a patógenos comuns para cada cultura em ambientes que simulam as mais diversas condições climáticas encontradas nas lavouras, com o intuito de estimular o desenvolvimento das doenças”, diz ele.

Nesse cenário, ele afirma que a genética é fundamental nessa análise, assim será possível conferir de que forma a planta se torna mais eficiente e consegue ser resistente. Isso colabora também com a pesquisa individualizada em vários lugares do Brasil. “A partir disso, é possível identificar os genes que contribuem para tornar a planta mais resistente a alguma doença e/ou condição climática e aprofundar os estudos até chegarmos a cultivar desejada para as diversas regiões do Brasil”, conclui o pesquisador responsável.

Atualmente, a TMG realiza cerca de 700 mil inoculações por ano. “É importante frisar que como os fungos, bactérias, vírus e nematoides apresentam mutações ao longo do tempo, atualizamos constantemente nossa base de patógenos. Esse é um cuidado que precisamos ter para desenvolver as cultivares que atendam demandas atuais e não antigas”, completa.

 

Fonte: Agrolink -Leonardo Gottems, 19/04/2023

Fonte da Imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close