USO E APLICAÇÃO

Mudanças climáticas podem reduzir incidência da Ferrugem-marrom na cana-de-açúcar


As alterações do clima podem modificar a incidência de ferrugem-marrom em diferentes regiões do mundo. A pesquisa de cientistas da Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Semiárido, Universidade Estadual de Campinas e do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina simulou o risco da ferrugem-marrom da cana para a principal região produtora do estado de São Paulo nos cenários projetados de mudanças climáticas.

De acordo com o estudo, a longo prazo (2071-2100) as condições indicam redução da favorabilidade climática para a doença, mas a curto e médio prazos (2011-2040 e 2041-2070), no entanto, vai requerer atenção no manejo na região produtora.

A pesquisadora Emília Hamada, da Embrapa Meio Ambiente, afirma que esses estudos permitem prospectar modificações das áreas climaticamente favoráveis à ocorrência da ferrugem-marrom por longos períodos.

Impactos das mudanças climáticas

Segundo a Embrapa, as mudanças climáticas podem causar alterações significativas na ocorrência e gravidade de doenças agrícolas e na distribuição de problemas fitossanitários com graves consequências econômicas, sociais e ambientais. Apesar de sua importância, essas novas distribuições geográficas e temporais de doenças de plantas ainda exigem análises.

“Prospectamos a distribuição geográfica da ferrugem-marrom da cana-de-açúcar (Puccinia melanocephala) considerando as temperaturas médias e umidade relativa na principal região produtora do estado de São Paulo”, afirma Emília Hamada.

Detectada no Brasil em 1986, a ferrugem-marrom é uma importante doença da cana-de-açúcar e está presente em praticamente todo o mundo. “Simulamos a sua distribuição geográfica com base na favorabilidade climática e considerando as projeções do clima nos cenários futuros”, diz a pesquisadora.

As concentrações atmosféricas globais de dióxido de carbono são as mais altas em 2 milhões de anos, e as concentrações de metano e óxido nitroso são as maiores em 800 mil anos, conforme dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas — IPCC, de 2021.

Questão pode afetar a produção

Ainda assim, como resultado do crescimento contínuo das concentrações de gases, a temperatura continuará a aumentar até meados do século em todos os cenários considerados, a menos que reduções profundas de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa ocorram nas próximas décadas.

Sobre os possíveis cenários estudados, a temperatura da superfície global muito provavelmente pode aumentar de 1,0 °C a 1,8 °C sob uma emissão de gases de efeito estufa muito baixa, em um cenário otimista e por 3,3 °C a 5,7 °C sob um cenário de altas emissões, ao longo do período de 2081-2100, quando comparado a 1850-1900.

Além disso, o aquecimento global envolve uma ampla gama de eventos, incluindo a elevação do nível do mar, derretimento de geleiras, mudanças nos regimes de chuva e eventos climáticos extremos (ondas de calor, inundações, secas, ciclones tropicais), que se irão se intensificar e se tornarão mais frequentes na maioria das regiões do mundo.

“A produção de cana-de-açúcar no mundo pode ser afetada” – Francislene Angelotti

“No que diz respeito à produtividade das culturas, as alterações climáticas serão cada vez mais prejudiciais à medida que os níveis de aquecimento progredirem. A produção de cana-de-açúcar no mundo pode ser afetada negativamente e desafios mais significativos surgirão como consequência, especialmente a seca”, enfatiza a pesquisadora Francislene Angelotti, da Embrapa Semiárido.

Produtor mundial de cana-de-açúcar

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar e a região Sudeste representa 63% da produção, sendo São Paulo responsável por 51,8%. “É fundamental a realização de pesquisas para a prospecção da distribuição geográfica e temporal de doenças de plantas no Brasil, tendo em vista a adoção de medidas fitossanitárias adequadas para auxiliar em estratégias de adaptação frente aos cenários de mudanças climáticas”, explica Angelotti.

As mudanças climáticas podem modificar não só a geografia das culturas, mas também a das doenças, alterando o seu rendimento. No entanto, esses efeitos não vão ser iguais para todas as regiões e culturas,uma vez que áreas anteriormente livres de certos patógenos podem, em cenários climáticos futuros, apresentar risco potencial para a ocorrência de doenças, ou mesmo afetar significativamente a gravidade e a incidência.

No estudo participaram também Renata Gonçalves, da Universidade Estadual de Campinas e Alejandro Rago, do Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria da Argentina.

 

Fonte: Grupo Idea

Fonte da Imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close