USO E APLICAÇÃO

Pesquisa destaca o papel da ação precoce sobre ervas daninhas em diversas culturas


A pesquisa do NIAB destacou a prioridade imediata dos produtores de atacar as ervas daninhas nas culturas de trigo e cevada o mais rápido possível na primavera, em vez de esperar que mais apareçam no final da temporada.

John Cussans, especialista em biologia e manejo de ervas daninhas do NIAB (abaixo, com Pete Hawkins da Syngenta) relata que os testes, em associação com a Syngenta, ajudarão os produtores a se concentrarem nas ervas daninhas que desejam controlar, tanto do ponto de vista da competição agrícola, mas mais importante do potencial retorno de sementes.

“A mensagem para o início da primavera é que as ervas daninhas que você vê na colheita agora são as que você está mirando.”

“As que germinam cada vez mais tarde são cada vez menos uma ameaça para a cultura e cada vez menos uma ameaça em termos de retorno contínuo das sementes”, aconselhou.

Controle de ervas daninhas:

John destacou os resultados, avaliando uma variedade de ervas daninhas germinando em diferentes épocas através de uma colheita semeada no outono, mostrou que plantas individuais que emergiram dois ou três meses após a semeadura da cultura eram cerca de quatro ou cinco vezes menores do que os indivíduos que emergiram com a colheita .

“Quando você vai para a primavera, para ervas daninhas que surgem em fevereiro ou março, temos uma redução de 10 a 20 vezes no número de retornos de sementes e biomassa.”

Em relação às diferentes espécies estudadas, ele destacou que o azevém produzia o dobro de sementes e a aveia brava tinha três ou quatro vezes mais biomassa do que o capim-preto.

“Há uma imagem geral muito boa: quanto maior a planta, maior a biomassa da planta, maior a competição entre culturas e mais retorno de sementes.”

“É uma bela relação linear”, acrescentou. As diferenças, em termos de queda no tamanho das ervas daninhas e retorno das sementes com o tempo de emergência tardio, foram ainda mais marcantes do que a equipe do NIAB esperava.

“Para os cultivadores, há naturalmente uma tendência de pensar que tenho essa erva daninha que germina durante a estação. Vou esperar até que todos os indivíduos tenham surgido para definir meu tempo de aplicação.

Ervas daninhas emergentes:

“Na verdade, agora podemos ver quantitativamente que seria melhor focar em taxas e tempos que permitem um bom controle dessas ervas daninhas de germinação precoce, aceitando que um número menor de ervas daninhas de germinação tardia pode entrar no campo. Mas, no geral, sua estratégia deve ser obter a máxima eficácia em ervas daninhas emergentes”.

Ele reiterou que, mesmo com a mudança de espécies de gramíneas e biologia diferente, os agricultores ainda precisam se concentrar em garantir que obtenham o melhor controle possível dessas ervas daninhas individuais que estão germinando ao lado da colheita no outono.

“Priorize os campos com ervas daninhas maiores durante o inverno e, idealmente, controle as ervas daninhas antes das aplicações de fertilizantes, pois isso fortalecerá ainda mais seu crescimento.”

“Também considere a mistura em tanque com PGRs e herbicidas apropriados para ervas daninhas de folhas largas para economizar tempo e fazer uso eficaz das janelas de aplicação”, acrescentou.

Técnicas de aplicação:

“E, finalmente, otimizar as técnicas de aplicação para garantir uma boa cobertura de ervas daninhas e obter o melhor controle possível.”

John Cussans acrescentou: “Precisamos lembrar que há uma grande quantidade de ervas daninhas para administrar no futuro; não apenas para se concentrar na grama preta.

“Isso significa que precisamos olhar para diferentes aspectos da biologia das ervas daninhas. Algumas dessas outras ervas daninhas, como aveia selvagem e bromos, têm características biológicas diferentes do capim-preto.

“Estamos repetindo o teste este ano, onde adicionamos um elemento de tempo de aplicação e taxas para realmente completar todo o quadro para ajudar os produtores a direcionar essas ervas daninhas muito melhor.”

 

Fonte: Krishak Jagat, 03/05/2023

Fonte da Imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close