USO E APLICAÇÃO
Tecnologia da Rotam auxilia no combate a ervas daninhas nas pastagens
As plantas daninhas são motivo de insônia de muitos pecuaristas, pois são elas as principais concorrentes da produtividade das pastagens, consumindo nutrientes do solo e espaço. Além disso, as invasoras ainda podem causar indiretamente outros problemas graves. Algumas espécies são tóxicas e, se ingeridas, podem até levar a morte dos animais. Outras possuem espinhos e podem ferir o rebanho, abrindo espaço para moscas, carrapatos e bernes.
Entre os métodos de controle que existem hoje no mercado, estão o mecânico, por meio da roçada com foice manual ou roçadeira a trator e o químico, com produtos seletivos de ação sistêmica que atuam apenas na planta invasora.
A ação mecânica possui baixa eficácia, pois o corte da parte superior não elimina a reserva fisiológica da planta, que é a raiz, estimulando assim o rápido rebrote. Já a aplicação química possui alta eficácia, pois causa a parada total de crescimento vegetativo da planta invasora e a sua morte, favorecendo assim o desenvolvimento vegetativo da pastagem.
Para auxiliar os produtores no combate dessas invasoras, a Rotam do Brasil, disponibiliza o herbicida Metsuram 600 WG. “O controle por meio químico possui comprovadamente alto rendimento operacional, menor uso de mão de obra, quando comparado com o mecânico, e o custo x benefício é altamente favorável, pois é feito apenas uma vez. Além disso, o Metsuram 600 WG oferece maior praticidade, principalmente em áreas extensas”, diz Vitor Raposo, gerente de marketing Rotam do Brasil.
O grande diferencial desta tecnologia é sua alta eficiência no controle de uma planta daninha com o nome comum de “Botão do Enio”. “Esta planta é muito comum na região amazônica (Pará, Norte do Tocantins e Norte de Mato Grosso), são as maiores regiões de uso também do produto, principalmente em propriedades muito extensas. A molécula Metsulfuron Metilico é a melhor no controle desta planta”, diz Raposo.
Ganho produtivo
O Metsuram 600 WG é um herbicida seletivo de ação sistêmica do grupo das sulfoniluréias indicado para controle de plantas daninhas em pós emergência. Para alta infestação, aplicar em área total, e para infestação desuniforme (em reboleiras ou manchas) aplicar em jato dirigido sobre as plantas. Utilizando sempre de uso do EPI, seguir as informações de rótulo e bula e as orientações de um engenheiro agrônomo. “O controle com o Metsuram 600 WG elimina totalmente a planta invasora, podendo assim a pastagem expressar o potencial vegetativo e propiciar aumento de produção de carne e leite por área”, diz gerente de marketing Rotam do Brasil.
Estudos da DETEC assessoria e consultoria agronômica comprovam que a eliminação das plantas invasoras de pastagens, pode representar um incremento de até 90% na lotação animal, e consequentemente no ganho de peso por área. No caso da produção de leite, o aumento de pastagem e maior lotação animal propiciam um número maior de vacas por área e uma elevação de até 58% na produção de leite no mesmo espaço. A recomendação para utilização dos herbicidas em pastagens é durante o momento da implantação ou reforma do pasto, uma vez que, normalmente, o banco de sementes das plantas invasoras no solo é grande e ocorrerá à germinação desta sementeira ou o rebrote das plantas junto com o novo pasto. Sempre seguir as orientações de técnicos e agrônomos.
Rotam CropScience, 11/05/2018
Fonte Imagem: Reprodução