ENTREVISTA

Gerente de Marketing da Oxiquímica fala sobre o mercado de defensivos agrícolas no Brasil


Marcelo Figueira é Gerente de Marketing Brasil da Oxiquímica Agrociência. Profissional com 25 anos de experiência no Agronegócio.

Atuação nas áreas Comercial e Marketing, trabalhando com todos os cultivos de importância econômica do Setor Agrícola no Brasil.
Experiência no Mercado Internacional atuando como Gerente de Produto LATAM Region (América Latina, 21 Países, incluindo México e América Central).

Formação Acadêmica: Engenharia Florestal ( Universidade Federal de Lavras ) 1995.

 

1. Ao longo de 2019, o Difere passou a ser indicado no controle de importantes doenças de grandes culturas, como para a ferrugem asiática da soja e a Ramularia no algodão. Qual é a perspectiva de crescimento neste mercado de fungicidas para a empresa? A Oxiquímica prevê mais lançamentos de fungicidas para aplicação em outras culturas?

O Fungicida Multissítio e Bactericida Difere, foi em 2012, o primeiro fungicida Multissítio registrado no Brasil para controle de doenças e manejo de resistência na cultura da Soja, e posteriormente estendemos o registro para a Cultura do Algodão. A Oxiquímica sempre na vanguarda no que diz respeito ao controle de doenças, nutrição foliar e tecnologia de aplicação, tem acompanhado há anos a necessidade do uso de fungicidas multissítio em grandes culturas, e, além de ser pioneira nesse segmento, sabe do crescimento da necessidade desses produtos para se fazer o manejo de resistência, controle do complexo de doenças e proteção dos fungicidas sítio específicos — onde a adoção dessa tecnologia já está em torno de 70% da área de soja cultivada, e continua crescendo gradativamente. Nós da Oxiquímica estamos desde o início crescendo junto a esse mercado, que é uma de nossas especialidades. Em 2020 a Oxiquímica lançou no mercado o Fungicida Revolucionário “ Audaz “, a combinação de uma Carboxamida com um multissitio em uma formulação Liquida ( SC ). Audaz chega no mercado Brasileiro como uma inovação no controle de doenças em Soja, Algodão e outros cultivos para revolucionar o conceito de controle de doenças e manejo de resistência em um só produto. E não paramos por aí, já estamos trabalhando para manter o nosso ritmo de lançamento de inovações para as próximas Safras, sempre pensando no produtor rural, na sua segurança e do meio ambiente, com formulações inovadoras, de alta performance e facilidade de manuseio.

2. A Oxiquímica atua também no mercado de óleos emulsionáves e de outros produtos que possibilitam melhorias no processo de pulverização. Quais são os benefícios destes produtos? Atualmente qual o tamanho deste mercado?

A Oxiquímica trabalha com três segmentos dentro do mercado de insumos: Proteção de Plantas, Nutrição Foliar e Tecnologia de Aplicação; com expertise em formulações inovadoras e de alta tecnologia. Os óleos emulsionáveis são parte do nosso portfólio de Tecnologia de Aplicação, e temos nesse segmento produtos consagrados no mercado, os quais são referência em qualidade, como o Veget Oil, Vision e Orix, — óleo vegetal de alta pureza, óleo metilado de soja e óleo mineral, respectivamente.
Com um alto investimento em equipamentos de laboratório, estação de pesquisa e planta fabril, a Oxiquímica desenvolveu as suas formulações à base de óleos respeitando a necessidade e características dos cultivos e dos produtos que são utilizados nas misturas necessárias para o controle de pragas e doenças. Os benefícios obtidos quando se usa um óleo emulsionável de alta qualidade na calda de pulverização são muitos, os quais passam pela melhoria da qualidade da calda, diminuição da deriva na aplicação, melhor espalhamento e adesividade nas folhas das plantas, melhor aderência e consequentemente um melhor rendimento e controle dos alvos biológicos, podendo ser utilizados em pulverizações tratorizadas e aéreas. O mercado de óleos emulsionáveis é altamente dependente do mercado de defensivos, e cresce basicamente na mesma proporção, e não temos uma fonte oficial que publique os dados desse segmento em particular.

3. A demanda decrescente por cobre tem reduzido o preço deste metal, inclusive neste período de COVID-19. Qual deverá ser o impacto dos defensivos a base de cobre no mercado nacional?

O mercado de defensivos em geral sofre grande influência do Câmbio, principalmente em um país como o Brasil. Os defensivos à base de cobre ou que tenham esse ingrediente ativo na sua formulação não são diferentes. Nesse momento de Pandemia Global, pode haver um movimento decrescente pela demanda de cobre, por outro lado estamos vivendo um momento crítico de valorização do dólar, o que de fato tem afetado mais que tudo a composição do valor dos produtos. De qualquer forma, os nossos produtos vão se manter dentro de um padrão de valores que é determinado pelo mercado, continuando sendo sempre uma excelente alternativa para o produtor quando se trata do controle de doenças e fundamentalmente o manejo de resistência.

4. De maneira geral, como foram os primeiros meses de 2020 em relação a 2019? Quais são as perspectivas e os desafios a Oxiquímica prevê para os próximos meses de 2020?

Iniciamos um ano um tanto quanto atípico, devido à toda situação Global que não precisamos mencionar novamente. Dentro desse cenário, levando em conta que o Agronegócio principalmente do Brasil, é um setor extremamente sólido, do qual há uma necessidade implícita devido à demanda por alimentos e no nosso caso, das exportações de commodities, nos primeiros meses de 2020 em relação à 2019, apesar da apreensão e das mudanças comportamentais que todos passamos, nós da Oxiquímica mantivemos nossos negócios e operações muito bem equilibrados e em crescimento, sempre seguindo as orientações das autoridades federais e locais de saúde, porém com foco no atendimento ao nosso principal cliente que é o produtor rural. Nos próximos meses que estão por vir teremos definitivamente muitos desafios, principalmente pelo fato de termos que alterar toda nossa estrutura de atendimento aos clientes. Apesar desses desafios, o Agronegócio continua se movimentando de forma sólida e pujante, e nesse cenário a Oxiquímica fez todos os esforços para se adaptar e manter suas operações para que o nosso cliente não seja prejudicado.

5. A Oxiquímica é uma das poucas empresas de defensivos 100% nacional. Quais são os grandes desafios deste mercado? A busca por parcerias é uma prática que está aumentando nos últimos anos. Vocês possuem ou pretendem ter algum tipo de parceria?

A Oxiquímica é desde sua fundação uma Empresa 100% Brasileira, o que nos trás muito orgulho e ao mesmo tempo muita responsabilidade, pois estamos a todo tempo disputando mercado com gigantes multinacionais. Dentro desse cenário temos muitos e grandes desafios, como acessar todo o território nacional, manter nossos investimentos em inovação, manter a qualidade de serviços e produtos sendo competitivos e ter um processo contínuo de evolução em tecnologia. A Oxiquímica detém um conhecimento e expertise que foram adquiridos ao longo dos quase trinta anos de sua existência, fundamentados no conhecimento do mercado, nas necessidades do agricultor, e na relação com os nossos clientes, que nos levam ao desenvolvimento de produtos e serviços de alta tecnologia, conveniência e parceria com o produtor rural, assim, mantendo nosso crescimento e desenvolvimento em um mercado tão competitivo e concentrado. Mediante todo esse complexo que é o Agronegócio brasileiro, se faz necessário a busca de parceiros estratégicos que possam contribuir com o desenvolvimento da Empresa, e a Oxiquímica já lança mão dessas estratégias há muitos anos, buscando sempre parcerias sólidas e de longo prazo.

Equipe Global Crop Protection

Fonte da imagem: Imagem de Milesl por Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close