NOVAS TECNOLOGIAS

Novo método de inoculação pode proteger a soja contra a Cercospora


Relatada em três grandes países produtores de soja na América do Sul (Argentina, Brasil e Paraguai), a Cercospora (CLB) é uma ameaça global para a soja. CLB causa lesões roxas escuras nas folhas e desfolha prematura, o que pode diminuir a produção de soja.

Atualmente não há cultivares de soja resistentes ao CLB e os fungicidas estão se tornando menos eficazes à medida que o CLB desenvolve resistência. Para combater essa doença devastadora, é fundamental criar umanovo soja resistente.

Graças a uma colaboração entre cientistas do Japan International Research Center for Agricultural Sciences no Japão, National University of Northwestern Buenos Aires e do National Institute of Agricultural Technology do Brasil, agora temos um método de inoculação que pode identificar resistência contra um dos Patógenos CLB.

“Foi difícil desenvolver uma inoculação para essa doença, mas finalmente desenvolvemos o protótipo desse método”, explicou Takeshi Kashiwa. Seu método usa apenas folhinhas para inoculação, o que dá uma grande vantagem para a triagem de materiais genéticos de soja por meio de pequenos delineamentos experimentais.

Saiba mais sobre este novo método em “O Uso de Inoculação de Folha Desanexada para Seleção de Resistência de Cercospora kikuchii em Genótipos de Soja”, publicado no PhytoFrontiers de acesso aberto.

 

Fonte: AgroPages, 31/12/2021

Fonte da Imagem: jcesar2015 – Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close