NOVAS TECNOLOGIAS

Tendência de máquinas autônomas na agricultura


Uma máquina que siga uma rota determinada e tome decisões precisas levando em consideração as melhores condições para produtividade no campo — tudo isso sozinha, a partir de câmeras, sensores e GPS, sem necessidade de um operador. Essa é a proposta das máquinas autônomas, veículos que geram brilho nos olhos de gestores agrícolas que buscam mais eficiência e economia para suas produções.

Não é à toa que a tendência de adoção de tratores e colhedoras autônomas nos próximos anos está estimulando fabricantes de todo o mundo a investir em pesquisa e em desenvolvimento para aproveitar as oportunidades deste mercado, que, segundo a consultoria norte-americana Fact.MR, deve crescer em um ritmo de 10% ao ano até 2031.

Atualmente, existem duas grandes abordagens principais para veículos autônomos. A primeira delas é focada em uma máquina completamente nova, redesenhada especificamente para ter autonomia; a segunda, por sua vez, busca equipar e adaptar equipamentos existentes para que eles se tornem semi ou totalmente autônomos. As duas perspectivas, porém, têm em comum o fato de estarem em estágios iniciais no âmbito dos negócios.

Mas ainda há obstáculos a serem superados. Nas áreas agrícolas em geral, a conectividade é um grande gargalo. A adoção de veículos autônomos também passará por restrições, necessárias, de legislação, além de todas as tecnologias para garantir níveis de segurança absolutamente confiáveis.

 

Fonte: AgroLink, 31/12/2021

Fonte da Imagem: 12019 – Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close