NOTÍCIAS

Primeiro caso de daninha resistente ao glifosato no Brasil


Na safra 2022/2023, foi identificada a primeira ocorrência de picão-preto resistente ao herbicida glifosato no Brasil. Relatos que chegaram à Embrapa Soja informaram sobre uma dificuldade de controle da daninha, com observação de sobrevivência de uma população dessa espécie no Paraná. De acordo com o pesquisador Fernando Adegas, o produto nas doses recomendadas não controlou a planta em lavouras de soja.

Em 2018, uma equipe de pesquisadores da Embrapa e da Universidade Estadual de Maringá identificou, no Paraguai, o primeiro caso de resistência dessa espécie ao glifosato no mundo. Agora, o Brasil se junta ao seu vizinho nesta lista.

A Embrapa em parceria com cooperativas está elaborando ações de monitoramento, manejo, mitigação e contenção da população de picão-preto resistente.

Essa planta daninha de ocorrência no Brasil, apresenta populações que já haviam sido identificadas como resistentes a outros herbicidas na década de 1990. De acordo com Adegas, o processo de resistência ocorre pela seleção de indivíduos resistentes, os quais já existem na população presente nas áreas de produção. Conforme há aplicações repetidas e contínuas de um mesmo herbicida ou com o mesmo mecanismo de ação, esses indivíduos acabam selecionados.

O pesquisador destaca ainda alguns métodos preventivos como: a aquisição de sementes livres de infestantes, a limpeza de máquinas e equipamentos, e a manutenção de beiras de estrada. Ademais, no caso de controle químico, a principal ação é a utilização de herbicidas de diferentes mecanismos de ação.

 

Fonte: Globo Rural, publicado em 10/10/2023

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close