USO E APLICAÇÃO

Tetraclorantraniliprole, um novo inseticida do grupo diamida


O tetraclorantraniliprole é um novo composto à base de clorantraniliprole. O inseticida atua nos canais de cálcio dos insetos e a ação da molécula resulta em convulsões, paralisia, recusa em comer e eventualmente morte do inseto. O produto pode afetar o crescimento de fases como larvas e pupas, causando redução do peso corporal.

Tanto o clorantraniliprole quanto o tetraclorantraniliprole apresentam os mesmos alvos sendo que aplicações específicas provaram a eficácia de controle da lagarta do cartucho a partir do contato. Vale ressaltar ainda que a molécula apresenta uma excelente eficácia no controle de uma variedade de pragas, principalmente sobre mariposas, além de um efeito rápido e duradouro, com ação iniciada poucos minutos após a aplicação.

Outros benefícios do tetraclorantraniliprole são: custo de produção menor em comparação ao clorantraniliprole pelo menor preço das matérias-primas e possibilidade de mistura com diversos inseticidas e fungicidas.

Atualmente, o Instituto de Pesquisa da Indústria Química de Shenyang obteve o registro de um produto formulado a base desta molécula na China para o controle da lagarta do cartucho em algumas culturas.

A preocupação com a segurança dos inseticidas, proibições de algumas moléculas e desenvolvimento de insetos resistentes à produtos existentes o mercado futuro se mostra promissor para os inseticidas diamida como o tetraclorantraniliprole.

 

Fonte: Agropages, publicado em 13/10/2023

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close