FORMULADOS

Escassez de mão-de-obra e boas chuvas devem estimular o uso de herbicidas na Índia


A escassez de mão-de-obra agrícola desencadeada pela crise de Covid-19 e as boas monções projetadas para a próxima temporada devem desencadear o aumento do uso de herbicidas pelos agricultores indianos em todo o país.

Fabricantes de agroquímicos como Bayer e Insecticides India Ltd veem um aumento nas vendas de herbicidas, visto que os agricultores dependem mais de produtos químicos como glifosato para reduzir seus custos de cultivo em meio à escassez de mão-de-obra e proteger seus rendimentos.

“O mercado de herbicidas tem sido bom e há uma demanda enorme. Sempre que há mais chuvas, a demanda por herbicida aumenta. Este ano, as chuvas de pré-monção e as de monções apresentaram-se boas”, disse Rajesh Aggarwal, diretor administrativo da Insecticides (India) Ltd, que teve cerca de 30% de sua receita com herbicidas.

A falta de mão-de-obra agrícola desencadeada pela crise de Covid criou mais problemas para agricultores de Estados como Punjab, Haryana, Gujarat e Maharashtra, que dependem de trabalhadores migrantes da região leste do país. Além disso, com a mão-de-obra ficando mais cara a cada dia, os agricultores precisam depender do uso de produtos químicos, acrescentou Agarwal.

‘Ano herbicida’

“Será um ano de herbicida para a Índia”, disse Simon Weibusch, diretor de operações da divisão Bayer India Crop Science. A Índia tem sido tradicionalmente um mercado de inseticidas, enquanto o mercado de herbicidas é globalmente maior. “Há um bom interesse por herbicidas pelo comércio”, disse Weibush, acrescentando que é muito cedo para quantificar a demanda.

A escassez de mão-de-obra agrícola tornou-se predominante durante o Covid, provocando uma mudança nos padrões de cultivo, como a semeadura direta no arroz em estados como Punjab e Haryana.

Essa tendência também está impulsionando a demanda por herbicidas, disse Weibusch. Além disso, o crescente interesse em tecnologias tolerantes a herbicidas é decorrente do maior custo de mão-de-obra para a remoção de ervas daninhas, disse ele.

Asitava Sen, CEO da CropLife India, um grupo de fabricantes de agroquímicos, disse que o mercado interno de proteção de culturas na Índia foi estimado em ₹ 21.000 crore durante 2019, um crescimento de 8,9% em relação às estimativas de 2018.

“Desse modo, o mercado de herbicidas é de ₹ 4.500 milhões; com um crescimento de 12,3% em relação às estimativas de 2018. Os herbicidas emergiram como o segundo maior segmento depois dos inseticidas e registraram o maior crescimento entre os três principais segmentos ”, disse Sen.

“Esperamos um papel importante dos herbicidas na mitigação dos desafios das perdas de safras. À medida que a temporada de kharif começa, o governo deve garantir um ambiente regulatório científico progressivo e favorável e um processo de registro mais rápido, a fim de disponibilizar aos agricultores uma escolha mais ampla de produtos de qualidade para a proteção de culturas ”, acrescentou Sen.

A Dhanuka Agritech, que lançou recentemente herbicidas específicos para culturas de algodão e soja, também vê uma grande oportunidade neste segmento, uma vez que os agricultores estão usando mais produtos químicos para proteger sua produção de ervas daninhas, disse a empresa a investidores em uma recente chamada pós-ganhos. Os herbicidas contribuem com cerca de 31% da receita de Dhanuka.

Fonte: Agropages, 18/06/2020

Fonte da imagem: Imagem de Th G por Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close