FORMULADOS

Tecnologia de formulação estende a validade dos biopesticidas


A Biotrop anunciou que deu um “passo importante” ao quebrar a barreira de validade de alguns biopesticidas em seu portfólio, que agora oferecem 36 meses de validade do produto sem necessidade de refrigeração.

A vida de prateleira sempre foi um dos maiores desafios do mercado de biopesticidas, pois as formulações compostas por microrganismos vivos têm uma expectativa de vida e necessitam de condições ideais de sobrevivência por um longo período nas prateleiras de armazenamento.

Para superar essa barreira, a empresa buscou estabilizar a formulação dos produtos. “O prazo estendido favorece a grande adesão ao uso de biológicos, pois essa é uma variável que influencia no planejamento de compra de insumos”, Douglas Fabiano Gomes, Gerente de Inovação da Biotrop.

Segundo Gomes, esse resultado só foi possível graças aos estudos e pesquisas realizados nos últimos anos. A empresa explicou que domina o complexo processo “DOP” com patente pendente de indução da formação de endósporos bacterianos e máxima expressão metabólica, resultando em soluções com maior vida útil e alta capacidade de sobrevivência dos microrganismos após sua aplicação em campo.

Sem armazenamento em baixas temperaturas, os produtos biológicos ficam ainda mais acessíveis a pequenos produtores ou de regiões mais distantes. Mas segundo o biólogo, nem todas as bactérias aplicadas como produto biotecnológico na agricultura podem formar uma cultura de resistência.

 

Fonte: AgroPages – Leonardo Gottems, 18/02/2022

Fonte da Imagem: www.freepik.com

Tags

Notícias Relacionadas

Close