FORMULADOS

47 novos defensivos agrícolas são registrados no Brasil


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou, nesta quarta-feira (17/11) ter regulamentado a utilização de 47 novos defensivos agrícolas no Brasil, dos quais 12 são considerados de baixo impacto ou de base biológica. As liberações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Dos 12 biopesticidas aprovados para uso, três deles (dois fungicidas – Chrysoperla externa – e um inseticida – Trichoderma afroharzianum) são compostos por microrganismos que, até então, não eram explorados dentro da agricultura brasileira e nove são produzidos com baculovírus, que são capazes de afetar as lagartas, sendo inofensivos a seres humanos e outros animais.

Já os outros 35 defensivos são de formulação sintética e contam com princípio ativo químico. Dentre eles, um herbicida com o ingrediente Halauxifeno Metílico é de uso inédito no país (apesar de ser utilizado nos EUA, Austrália e União Europeia) e causa efeito no controle de plantas daninhas na cultura de soja. Os demais têm origem química em ingredientes ativos já registrados no Brasil.

Segundo o Mapa, “o registro de defensivos genéricos é importante para diminuir a concentração do mercado e aumentar a concorrência, o que resulta em um comércio mais justo e em menores custos de produção para a agricultura brasileira”.

 

Fonte: Terrasolos, 18/11/2021

Fonte da Imagem: Tomas Anunziata no Pexels

 

Tags

Notícias Relacionadas

Close